• 22/11/2024

Distritais discutem reforma tributária e retomada da economia no DF

O programa “Live CLDF” desta semana abordará a importância de uma reforma tributária no DF para a retomada da economia no período de pós pandemia. O assunto será discutido pelos deputados Delmasso (Republicanos) e Eduardo Pedrosa (PTC), nesta quinta-feira (23), a partir das 17h, com transmissão ao vivo pela TV Web. O conteúdo estará disponível no canal da Câmara Legislativa no YouTube.

A necessidade de reforma tributária vem sendo discutida há anos tanto na esfera federal quanto na local. A urgência da aprovação de reformas na cobrança dos tributos aumentou com a crise econômica provocado pela pandemia da Covid-19. O assunto é recorrente nas sessões plenárias e reuniões das comissões permanentes da Câmara Legislativa e ganhou mais relevância com a apresentação, nesta semana, de uma proposta do governo federal ao Congresso Nacional.

Leia também   Não inventem lockdown após as eleições, diz Bolsonaro

No final do ano passado, o vice-presidente da Câmara, deputado Delmasso, entregou ao secretário de Economia do GDF, André Clemente, uma proposta de novo Código Tributário para o DF. A proposta é oriunda de dez audiências públicas promovidas ao longo do ano passado com representantes de diversos segmentos do setor produtivo. Entre as mudanças sugeridas, estão, por exemplo, o fim da multa confiscatória e a possibilidade de compensação de todos os tributos administrados pela Fazenda, e não só de tributos da mesma natureza.

“Primeiramente fizemos uma discussão sobre a Reforma Tributária Distrital com o setor produtivo, com a realização de várias audiências públicas. Após ouvir os setores, elaboramos e entregamos ao Governo a proposta de um novo Código Tributário para o Distrito Federal. Entreguei a minuta de projeto de lei complementar ao secretário de Economia, André Clemente, no dia 8 de dezembro de 2019, em uma Sessão Solene. Agora, está nas mãos do Governo encaminhar a proposta para a Câmara apreciar”, explicou Delmasso.

Leia também   Bolsonaro vai a jogo beneficente e nega erros

Já o deputado Eduardo Pedrosa destaca que é importante falar sobre a reforma tributária local, “pois o setor produtivo não aguenta mais pagar tantos impostos”. “As empresas não se desenvolvem, não geram empregos, algumas empresas morrem no caminho e isso atrapalha o desenvolvimento da economia do DF. A reforma tributária será fundamental na retomada da economia, após a crise gerada pelo novo coronavírus. Muitas empresas quebraram e as que ainda estão com as portas abertas estão com dificuldade para arcar com a folha de pagamento”, analisa Pedrosa.

Live CLDF – Esta será quinta edição do programa “Live CLDF”, um fórum de debates produzido e mediado pela Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da Câmara Legislativa. O programa já discutiu temas como a flexibilização do isolamento social, a majoração da alíquota de contribuição previdenciária dos servidores públicos locais, o impacto econômico da pandemia e o retorno às aulas presenciais. Os conteúdos estão disponíveis no canal da Câmara Legislativa no YouTube.

Leia também   YouTube corre risco de fechar na Rússia

(Portal CLDF)

Read Previous

Centro Médico da PM está pronto para abrir primeiros 50 leitos

Read Next

Caixa credita hoje parcela do auxílio emergencial