• 28/04/2024

Mães com Covid 19 precisam manter a amamentação

Com a chegada do novo coronavírus, muitas dúvidas e preocupações surgiram. Uma delas paira sobre a cabeça das mamães em fase de amamentação: se for contaminada, ela deve ou não continuar com o aleitamento materno?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) orienta a manutenção da amamentação por falta de elementos que comprovem que o leite materno possa disseminar o coronavírus. Porém, para evitar que a contaminação seja por outros meios, é preciso cuidar da higiene antes de pegar a criança.

É importante continuar amamentando, pois o leite fortalece o sistema imunológico do bebê” Mirian Santos, coordenadora dos Bancos de Leite Humano da Secretaria de Saúde

“Reforçamos que as mães precisam higienizar as mãos e usar máscaras. Mas caso ela deseje e sinta mais segurança, pode extrair o leite e pedir que outra pessoa ofereça à criança usando um copinho”, explica a coordenadora dos Bancos de Leite Humano da Secretaria de Saúde, Mirian Santos.

Leia também   Sanofi indica quanto deve custar a vacina contra o coronavírus

Uma nota técnica publicada pela pasta ainda elenca outras precauções, como limpar as bombas de extração do leite após uso e a troca imediata da máscara em casos de tosse ou espirro.

“Ressaltamos que, em caso de qualquer dúvida, nos colocamos à disposição das mães, por meio dos nossos canais de atendimento. É importante continuar amamentando, pois o leite fortalece o sistema imunológico do bebê”, complementa a coordenadora.

(Agência Brasília)

Read Previous

Covid-19: endividamento das famílias chega a 66,6% em abril, diz CNC

Read Next

Cloroquina: estudo é interrompido por risco de complicações