Conhecer dicas e truques para usar o Windows 11 pode aprimorar a experiência de uso e simplificar tarefas comuns no sistema operacional. Muitas dessas funções são úteis e pouco conhecidas mesmo para usuários mais avançados.
10 dicas para usar o Windows 11
Para auxiliar nessa tarefa, o Canaltech preparou uma lista com 10 dicas essenciais que abordam desde atalhos úteis até recursos ocultos para aproveitar o sistema operacional de forma mais eficaz.
1. Use o Snap Layout
O Snap Layout é um recurso bastante útil para ajustar o posicionamento de janelas na tela. É possível alocar quatro janelas distintas em diferentes formatos para aproveitar melhor o uso simultâneo de aplicativos.
Para usá-lo, basta passar a seta o mouse sobre o botão de maximizar ou pressionar o atalho Tecla do Windows + Z. Após organizar algumas janelas, elas formam um grupo de encaixe que se mantém unido até você mover alguma coisa.
2. Use múltiplas áreas de trabalho
O Windows 11 simplifica as atividades de quem precisa contar com diversas áreas de trabalho, mesmo utilizando apenas um monitor. Ao pressionar a combinação Tecla do Windows + Tab e selecionar a opção “Nova área de trabalho”, você pode criar um novo ambiente vazio.
Esse recurso permite melhor organização e gerenciamento das tarefas em diferentes contextos.
3. Alinhe o menu Iniciar à esquerda
Caso não tenha se adaptado ao menu Iniciar no centro da barra de tarefas, é possível retorná-lo ao canto esquerdo, similar às versões anteriores do Windows. Veja como:
1° Clique com o botão direito sobre a barra de tarefas;
2° Selecione “Configurações da barra de tarefas”;
3° Expanda o menu “Comportamento da barra de tarefas”;
4° Clique na opção “Esquerda”.
4. Simplifique o atalho de print de tela
Capturar uma imagem da tela no Windows requer o uso do atalho Tecla do Windows + Shift + S. No entanto, se você preferir simplificar esse processo, é possível configurar o sistema para acionar a ferramenta de captura de tela ao pressionar apenas o botão Print Screen no teclado.
Veja como fazer isso:
1° Abra o menu Iniciar;
2° Clique em “Configurações”;
3° Vá em “Acessibilidade”;
4° Entre em “Teclado”;
5° Ative a opção “Use o botão imprimir tela para ativar a captura de tela”.
5. Acesse atalhos no menu Iniciar
As configurações do Windows estão disponíveis ao pressionar Tecla do Windows + X ou ao clicar com o botão direito do mouse no menu Iniciar. Esse recurso possibilita acessar opções como “Executar”, “Gerenciador de Dispositivos” e a lista de aplicativos instalados.
6. Procure por novos temas na Microsoft Store
Se você estiver cansado dos temas padrão sugeridos pelo sistema, pode encontrar novas combinações de papel de parede e cores na Microsoft Store. Para isso, siga estas etapas:
1° Clique com o botão direito do mouse na área de trabalho;
2° Selecione “Personalizar”;
3° Entre em “Temas”;
4° Clique em “Procurar temas”.
7. Modifique o aplicativo padrão para arquivos
É comum que alguns arquivos estejam configurados para abrir em aplicativos que você não quer. Por exemplo, você pode ter o Microsoft Office instalado no computador, mas o LibreOffice Writer está configurado como padrão para abrir um arquivo DOCX. Para solucionar esse problema, você pode alterar o comportamento padrão da abertura de arquivos:
1° Abra o menu Iniciar;
2° Clique em Configurações;
3° Entre em “Aplicativos”;
4° Acesse a opção “Aplicativos padrão”;
5° Modifique os aplicativos padrões para as respectivas funções.
8. Ative legendas ao vivo
O Windows disponibiliza um recurso de Acessibilidade que habilita a criação instantânea de legendas em tempo real. Isso permite transcrever vídeos de qualquer fonte (player do Windows, YouTube, entre outros), reuniões online e até mesmo de arquivos de áudios. No momento, o sistema gera legendas apenas em inglês.
Para ativar esse recurso, siga os passos:
1° Abra o menu Iniciar;
2° Clique em Configurações;
3° Entre em “Acessibilidade”;
4° Clique em “Legendas”;
5° Ative a opção “Legendas ao vivo”.
9. Oculte janelas abertas rapidamente
Caso você tenha várias janelas abertas simultaneamente no seu computador, existe uma maneira de minimizá-las de forma rápida para obter mais organização. Para isso, basta pressionar Tecla do Windows + D ou clicar no botão “Mostrar área de trabalho”, localizado no canto inferior direito da tela.
Além disso, há uma opção chamada “Sacudir a barra de título da janela”, que possibilita manter apenas um aplicativo na tela e minimizar os demais.
O funcionamento é simples: ao pressionar a barra de título de uma janela e agitá-la para os lados, automaticamente todos os outros aplicativos serão minimizados. Veja como ativar essa funcionalidade:
1° Abra o menu Iniciar;
2° Clique em Configurações;
3° Entre em “Sistema”;
4° Clique em “Multitarefa”;
5° Ative a opção “Sacudir a barra de título da janela”.
10. Use o filtro de luz azul
Se você utiliza o computador em ambientes com pouca iluminação, é possível cuidar da saúde visual ao ativar o recurso “Luz Noturna” para filtrar a luz azul na tela do Windows. Para habilitá-lo, siga as instruções abaixo:
1° Clique com o botão direito na área de trabalho;
2° Selecione a opção “Configurações de exibição”;
3° Ative a opção “Luz Noturna”;
4° Acesse o recurso para ajustar opções de intensidade de filtro e agendamento da
ativação automática no computador.
(Canaltech)