• 21/11/2024

Dicas e truques para usar o Windows 11 melhor

Conhecer dicas e truques para usar o Windows 11 pode aprimorar a experiência de uso e simplificar tarefas comuns no sistema operacional. Muitas dessas funções são úteis e pouco conhecidas mesmo para usuários mais avançados.

10 dicas para usar o Windows 11

Para auxiliar nessa tarefa, o Canaltech preparou uma lista com 10 dicas essenciais que abordam desde atalhos úteis até recursos ocultos para aproveitar o sistema operacional de forma mais eficaz.

1. Use o Snap Layout

O Snap Layout é um recurso bastante útil para ajustar o posicionamento de janelas na tela. É possível alocar quatro janelas distintas em diferentes formatos para aproveitar melhor o uso simultâneo de aplicativos.

Para usá-lo, basta passar a seta o mouse sobre o botão de maximizar ou pressionar o atalho Tecla do Windows + Z. Após organizar algumas janelas, elas formam um grupo de encaixe que se mantém unido até você mover alguma coisa.

2. Use múltiplas áreas de trabalho

O Windows 11 simplifica as atividades de quem precisa contar com diversas áreas de trabalho, mesmo utilizando apenas um monitor. Ao pressionar a combinação Tecla do Windows + Tab e selecionar a opção “Nova área de trabalho”, você pode criar um novo ambiente vazio.

Esse recurso permite melhor organização e gerenciamento das tarefas em diferentes contextos.

3. Alinhe o menu Iniciar à esquerda

Caso não tenha se adaptado ao menu Iniciar no centro da barra de tarefas, é possível retorná-lo ao canto esquerdo, similar às versões anteriores do Windows. Veja como:

Leia também   Confira o novo trailer de '007: Sem Tempo para Morrer'

1° Clique com o botão direito sobre a barra de tarefas;
2° Selecione “Configurações da barra de tarefas”;
3° Expanda o menu “Comportamento da barra de tarefas”;
4° Clique na opção “Esquerda”.

4. Simplifique o atalho de print de tela

Capturar uma imagem da tela no Windows requer o uso do atalho Tecla do Windows + Shift + S. No entanto, se você preferir simplificar esse processo, é possível configurar o sistema para acionar a ferramenta de captura de tela ao pressionar apenas o botão Print Screen no teclado.

Veja como fazer isso:

1° Abra o menu Iniciar;
2° Clique em “Configurações”;
3° Vá em “Acessibilidade”;
4° Entre em “Teclado”;
5° Ative a opção “Use o botão imprimir tela para ativar a captura de tela”.

5. Acesse atalhos no menu Iniciar

As configurações do Windows estão disponíveis ao pressionar Tecla do Windows + X ou ao clicar com o botão direito do mouse no menu Iniciar. Esse recurso possibilita acessar opções como “Executar”, “Gerenciador de Dispositivos” e a lista de aplicativos instalados.

6. Procure por novos temas na Microsoft Store

Se você estiver cansado dos temas padrão sugeridos pelo sistema, pode encontrar novas combinações de papel de parede e cores na Microsoft Store. Para isso, siga estas etapas:

Leia também   Impostos: o que você precisa saber antes de comprar na Shein e na Shopee

1° Clique com o botão direito do mouse na área de trabalho;
2° Selecione “Personalizar”;
3° Entre em “Temas”;
4° Clique em “Procurar temas”.

7. Modifique o aplicativo padrão para arquivos

É comum que alguns arquivos estejam configurados para abrir em aplicativos que você não quer. Por exemplo, você pode ter o Microsoft Office instalado no computador, mas o LibreOffice Writer está configurado como padrão para abrir um arquivo DOCX. Para solucionar esse problema, você pode alterar o comportamento padrão da abertura de arquivos:

1° Abra o menu Iniciar;
2° Clique em Configurações;
3° Entre em “Aplicativos”;
4° Acesse a opção “Aplicativos padrão”;
5° Modifique os aplicativos padrões para as respectivas funções.

8. Ative legendas ao vivo

O Windows disponibiliza um recurso de Acessibilidade que habilita a criação instantânea de legendas em tempo real. Isso permite transcrever vídeos de qualquer fonte (player do Windows, YouTube, entre outros), reuniões online e até mesmo de arquivos de áudios. No momento, o sistema gera legendas apenas em inglês.

Para ativar esse recurso, siga os passos:

1° Abra o menu Iniciar;
2° Clique em Configurações;
3° Entre em “Acessibilidade”;
4° Clique em “Legendas”;
5° Ative a opção “Legendas ao vivo”.

9. Oculte janelas abertas rapidamente

Caso você tenha várias janelas abertas simultaneamente no seu computador, existe uma maneira de minimizá-las de forma rápida para obter mais organização. Para isso, basta pressionar Tecla do Windows + D ou clicar no botão “Mostrar área de trabalho”, localizado no canto inferior direito da tela.

Leia também   “Ele não vai mudar”, diz líder do governo após Bolsonaro atacar repórter

Além disso, há uma opção chamada “Sacudir a barra de título da janela”, que possibilita manter apenas um aplicativo na tela e minimizar os demais.

O funcionamento é simples: ao pressionar a barra de título de uma janela e agitá-la para os lados, automaticamente todos os outros aplicativos serão minimizados. Veja como ativar essa funcionalidade:

1° Abra o menu Iniciar;
2° Clique em Configurações;
3° Entre em “Sistema”;
4° Clique em “Multitarefa”;
5° Ative a opção “Sacudir a barra de título da janela”.

10. Use o filtro de luz azul

Se você utiliza o computador em ambientes com pouca iluminação, é possível cuidar da saúde visual ao ativar o recurso “Luz Noturna” para filtrar a luz azul na tela do Windows. Para habilitá-lo, siga as instruções abaixo:

1° Clique com o botão direito na área de trabalho;
2° Selecione a opção “Configurações de exibição”;
3° Ative a opção “Luz Noturna”;
4° Acesse o recurso para ajustar opções de intensidade de filtro e agendamento da
ativação automática no computador.

(Canaltech)

Read Previous

Caiado reclama de aumento de 15% nas passagens do Entorno anunciado pela ANTT

Read Next

Pais solo são atendidos pela rede de proteção do GDF