• 21/11/2024

Etanol terá redução de 13% na alíquota do ICMS no DF

O Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Economia, baixou, na terça-feira (9), para 13% a alíquota do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) do etanol hidratado.

Veja também

Ponte Costa e Silva recebeu reforma que está próxima da conclusão

A diminuição foi de cinco pontos percentuais. A medida foi publicada no Diário Oficial do DF, por meio do Decreto 43.633, de 8 de agosto de 2022.

Essa redução atende o que determina a Emenda Constitucional nº 123/22, que estabelece mudanças na cobrança do tributo.

“A redução da alíquota do ICMS vai nos obrigar a fazer um esforço de caixa extraordinário, mas já conseguimos equacionar as contas para que obras e ações do GDF não sejam prejudicadas e os salários dos servidores sejam pagos em dia. É um momento ainda muito difícil o que estamos vivendo, mas as obras são importantes para manter empregos e as ações sociais são fundamentais para que possamos atender as famílias que precisam de apoio”, afirmou o governador Ibaneis Rocha.

Para incentivar o uso do biocombustível, e torná-lo mais competitivo em relação aos combustíveis fósseis, como a gasolina e o diesel, a medida tem efeito retroativo desde o dia 15 de julho.

Leia também   Michelle Bolsonaro testa positivo para covid-19, diz governo

Em julho deste ano, o GDF alterou a alíquota do tributo que era 27% e passou a ser 18%, em atendimento a mudanças na legislação.

(Da Redação)

Read Previous

WhatsApp deixará você esconder status “Online” de qualquer pessoa no app

Read Next

Miss Universo anuncia mudanças em regras históricas para participar do concurso