Na quinta, 30, um tuíte se popularizou a afirmar que o Instagram pretende trazer um recurso “dedo duro”, que permite donos de perfis visualizarem quem visitou suas páginas. Claro, muita gente ficou preocupada em ser flagrado bisbilhotando a vida alheia. Mas, calma: Para alívio de muita gente, esse recurso não existe – e nem está sendo testado.
Veja também
5G estreia no Brasil na quarta-feira, com ativação de sinal em Brasília
O Instagram confirmou a informação ao Estadão em nota: “Informamos que os rumores do Instagram mostrar as pessoas que visitaram o perfil na aba ‘Atividade’ não são verdadeiros”.
Curiosos também dizem testar aplicativos de terceiros que oferecem o recurso, mas é cilada. Além do Instagram ativamente tentar bloquear esses recursos, apps do tipo fazem uso duvidosos dos dados dos usuários e podem até monitorar as atividades que ocorrem no telefone.
Assim, a única forma de ser flagrado no perfil alheio é clicar nos Stories por acidente – o recurso indica quem visualizou o material, mas não expõe visitas ao perfil. Para quem está preocupado com visitas indesejadas, especialistas recomendam tornar o perfil privado. Assim, apenas quem está entre os seguidores terá a chance de ver o feed de outra pessoa.