• 29/04/2024

Como o BBB se tornou a maior audiência da TV brasileira em 2022

Por Portal Exame

BBB 22 termina nesta terça-feira, 26, e Arthur Aguiar, Douglas Silva ou Paulo André vai levar o prêmio de 1 milhão e meio de reais ainda esta noite. Apesar de ter sido bastante criticada pelo público por ser uma edição mais “morna”, dados divulgados pela Globo mostram que a emissora (e seus patrocinadores) não precisaram se preocupar muito.

Veja também

Dia Nacional do Livro Infantil ressalta a importância da leitura em todas as fases da vida

Até o dia 21 de abril, o reality teve média de 22 pontos no PNT (Painel Nacional de Televisão) e 47% de shareFoi o programa mais assistido da TV Globo e da televisão brasileira este ano, com mais de 155 milhões de pessoas tendo acompanhado o programa na TV Globo e no Multishow.

A média de audiência da penúltima semana do programa (de 11 a 17 de abril) foi de 24 pontos de audiência e 46% participação em São Paulo, em comparação com 27 pontos de audiência e 51% participação no Rio de Janeiro. Em ambas as praças, o programa teve a mesma média de sua semana de estreia.

Já o recorde semanal da temporada foi obtido na 12ª semana (de 4 a 10 de abril), que registrou a maior audiência e participação semanal em São Paulo, com 25 pontos de audiência e 48% de participação e, no Rio de Janeiro, igualou o recorde, com 28 pontos de audiência e 53% de participação.

Leia também   Celular em sala de aula pode ser sim um aliado da educação

BBB22 cresce 61% em contas logadas no Globoplay

No Globoplay, até o dia 19 de abril, o BBB 22 registrou crescimento de 61% no volume de contas logadas quando comparado com o mesmo período da edição passada.

Em seu primeiro mês no ar, o BBB 22 foi o programa mais assistido no serviço de streaming da Globo, com um crescimento de 46% em consumo de horas e de 187% no total de usuários logados que assistem o reality.

As redes sociais e o BBB22

Dados obtidos pelo Kantar KSTR mostram que o BBB 22 gerou bastante assunto nas redes sociais. Desde a sua estreia, em 17 de janeiro, 88% de todas as conversas sobre conteúdo (aberta, paga, streaming) no digital foram sobre o BBB.

Ao todo, desde a estreia, foram mais de 123,4 milhões de tweets sobre a temporada. Na rede social do passarinho, o novo apresentador, Tadeu Schmidt, conquistou o público e foi um dos principais termos entre os trending topics de todo o programa, ficando 184 horas nos Trending Topics Brasil e 143 horas nos Trending Topics Mundo.

Leia também   Bolsonaro quer autorização dos pais para vacinar crianças

Dados da Comscore obtidos com exclusividade pela EXAME mostram que, entre as redes sociais Twitter, Facebook e Instagram, o BBB 22 alcançou uma audiência de 32 milhões de pessoas, que interagiram com os conteúdos mais de 201 milhões de vezes entre 17 de janeiro e 18 de abril.

BBB 22 tem vice-liderança em votos

Quase superando o paredão entre Manu Gavassi e Felipe Prior no BBB 20, que ultrapassou 1 bilhão de votos no total, o BBB 22 alcançou a vice-liderança no ranking de votos por minuto.

O feito foi atingido no paredão entre Arthur Aguiar, Jade Picon e Jessilane, no dia 08 de março, que teve 3,5 milhões de votos por minuto, a segunda maior marca da história do BBB. A disputa também garantiu a maior votação desta temporada, com 414 milhões de votos, no total.

BBB 22 teve Avon, C&A, Americanas e outros 8 patrocinadores

Na área comercial, os dados desta temporada também são bastante positivos. Considerando os números parciais, até a 12ª semana de programa, as ações comerciais no BBB 22 já superam as edições anteriores do reality.

Leia também   Por prevenção, cinco regiões ficam sem luz nesta sexta-feira (10)

Até o momento, houve a presença de mais de 30 marcas no programa e o número de ações de conteúdo, considerando apenas o programa na TV Globo, teve um aumento de mais de 35% em relação ao ano passado.

O BBB 22 teve 11 patrocinadores este ano, três a mais do que no ano passado, sendo o recorde histórico do reality. Além das ações que são parte do conteúdo do reality, a grande repercussão de quadros como ‘CAT BBB’ e ‘Big Terapia’ também elevaram consideravelmente a demanda pelo break comercial em todos os dias da semana.

Na TV Globo, houve aumento no inventário em 36% e a procura dos anunciantes acompanhou esse crescimento. O mesmo movimento ocorreu no Multishow.

Outro ponto de destaque foi o interesse maior por parte de anunciantes locais, marcando uma grande procura pelos intervalos comerciais também nas regionais e afiliadas da TV Globo, em diferentes pontos do país. A temporada chegou ao número de mais de 1.300 anunciantes locais novos, que não estavam no ‘BBB21’, aumentando a receita local em cerca de 67%.

Read Previous

Disputa fratricida entre Flávia, P.O e Damares, favorece Paulo Roque

Read Next

Abandonados por Caiado, prefeitos do Entorno passam a apoiar Gustavo Mendanha para o governo