• 22/11/2024

Talibã nomeia novo governo afegão em meio a protestos em Cabul

Talibã nomeou nesta terça-feira o mulá Hassan Akhund, um associado do falecido fundador do movimento, mulá Omar, como líder do novo governo do Afeganistão nesta terça-feira, com o mulá Abul Ghani Baradar, chefe do gabinete político do grupo islâmico, como vice.

Veja também

Papa pede aos países que recebam afegãos em busca de refúgio

Sarajuddin Haqqani, filho do fundador da rede Haqqani, será o novo ministro do Interior, disse o principal porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, em entrevista coletiva em Cabul. A rede é designada como organização terrorista pelos Estados Unidos.

Leia também   Coronavírus: Contran suspende multas de trânsito durante pandemia

O mulá Mohammad Yaqoob, filho do mulá Omar, foi nomeado ministro da Defesa. Todas as nomeações são temporárias, disse Mujahid em entrevista coletiva em Cabul.

A nomeação de um grupo de figuras estabelecidas do movimento islâmico linha-dura não deu nenhuma indicação de qualquer concessão aos protestos que eclodiram em Cabul no início do dia, quando homens armados do Talibã atiraram para o ar para dispersá-los.

Talibã tem procurado repetidamente assegurar aos afegãos e países estrangeiros que eles não voltarão à brutalidade de seu último reinado há duas décadas, marcado por punições violentas e a exclusão de mulheres e meninas da vida pública.

Leia também   Goiás é terceiro lugar nacional na geração de empregos entre janeiro e setembro

(Reuters)

Read Previous

A cor do seu prato tem tudo a ver com sua pele e nós explicamos o porquê!

Read Next

Atos populares de 7 de setembro ocorrem de forma pacífica