O Banco de Brasília (BRB) alcançou lucro líquido de R$ 242 milhões no primeiro semestre de 2021, crescimento de 20,9% na comparação com o mesmo período de 2020. No segundo trimestre de 2021, o lucro registrado foi de R$ 124, 5 milhões, aumento de 34,7% em relação ao segundo trimestre do ano passado.
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O resultado expressa a estratégia de expansão dos negócios do BRB com a ampliação da oferta de produtos e diversificação da base de clientes. Como reflexo, observou-se no período a ampliação da margem financeira e aumento das receitas de prestação de serviços.
Para o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, o Banco conseguiu cumprir todas as metas de negócios estabelecidas, apesar de um contexto adverso, ainda decorrente da segunda onda da pandemia da Covid19. “O BRB cresceu em todas as linhas de negócio, atuando não só como banco tradicional, mas também como banco digital e como banco público, focado na execução dos programas sociais e na prestação de serviços para a população do Distrito Federal”, disse.
“Além disso, tivemos importantes entregas previstas no planejamento estratégico. Concluímos a parceria com a Wiz Soluções, com a qual estamos construindo um novo modelo de bancassurance, e com a Genial Investimentos para negócios de gestão e administração de recursos de terceiros. As parcerias possibilitarão ao BRB a diversificação das fontes de receita com a oferta de novos produtos”, afirmou o presidente do BRB.
Paulo Henrique Costa também ressaltou o desempenho do banco digital Nação BRB FLA, em parceria com o Flamengo, e que superou mais de 1,6 milhão de clientes em pouco mais de um ano desde o lançamento, em julho de 2020. Atualmente, com o banco digital, o BRB alcançou 39 países, todos os Continentes e 4.778 municípios brasileiros.
A carteira de crédito ampla chegou a R$ 18,7 bilhões, no segundo trimestre, o que representa aumento de 40,4% na comparação do 2T de 2020. Em relação ao 1T, 8,6% de crescimento. O principal destaque foi o financiamento imobiliário, cujo saldo alcançou cerca de R$ 3,5 bilhões, crescimento de 138,4% em 12 meses. Na comparação com o trimestre anterior, o crescimento foi de 19,7%. Esse desempenho garantiu ao BRB a liderança no segmento no Distrito Federal e a sexta posição geral no País.
Também merece destaque o crédito rural, cuja carteira ampla cresceu 50,9% no 2T frente ao 2T de 2020, atingido saldo de R$R$ 452 milhões. Principal carteira de crédito, o consignado, cresceu 25% no 2T de 2021 na comparação com o 2T do ano passado, refletindo o foco do Banco nas operações de menor risco.
No trimestre, a capacidade de contratação de crédito registrou crescimento de 21%, alcançando R$ 2,8 bilhões na comparação com o 2T de 2020. No acumulado do ano, a contratação de crédito atingiu R$ 5,2 bilhões.
BRB + DIGITAL
O primeiro semestre de 2021 do BRB também foi marcado pela expansão do atendimento digital, sobretudo por meio do Nação BRB FLA, atualmente om mais de 1,6 milhão de clientes, presença em 4.778 municípios brasileiros, 39 países e em todos os continentes.
O Nação BRB FLA oferece aos seus clientes um portfólio completo. Entre os produtos e serviços destinados aos correntistas, estão seis diferentes tipos de cartões de crédito, seguros e uma plataforma de investimento exclusiva, fruto de parceria com a Genial, que disponibiliza mais de 280 opções diferentes de investimento, além de Home Broker para operar diretamente no mercado de ações.
Outro diferencial para os clientes é o marketplace exclusivo +Mengão (maismengao.com.br), para resgate e troca de pontos adquiridos por produtos e serviços.
Como um todo, as transações digitais subiram consideravelmente. No caso do app mobile, foi registrado aumento de 58,8% nas operações por esse meio.
O BRB também investiu na melhoria da experiência do cliente e disponibilizou a nova versão do app com um look & feel mais intuitivo e funcional.
ESG
Como banco público, o BRB tem reforçado seu papel de protagonista do desenvolvimento econômico, social e humano. Por meio da operacionalização de programas socais e pagamento de benefícios do Governo do Distrito Federal, atendeu 332 mil famílias, o que representa cerca de 1,3 milhão de brasilienses, equivalente a mais de um terço da população total do DF.
Por conta da pandemia da Covid19, o BRB também atuou no estímulo à economia com condições especiais de acesso ao crédito por meio de dois programas: Supera-DF (2020) e Acredita-DF (2021). Juntos, movimentaram R$ 8,2 bilhões, atendendo a 156 mil clientes. No primeiro semestre deste ano, o Acredita-DF, lançado em março, movimentou R$ 3,2 bilhões e atendeu 104 mil clientes pessoas físicas e quase 3 mil empresas.
Por meio de seu Instituto, entidade sem fins lucrativos, o BRB participou dos esforços da sociedade civil para a construção da ampliação de 100 leitos do Hospital Regional de Samambaia.
INADIMPLÊNCIA
A inadimplência encerrou o primeiro semestre de 2021 em 1,48% com queda de 0,1 p.p. em relação a junho de 2020 e estável em relação a março deste ano, e permanece abaixo da média de mercado, de 2,9%. Destaque-se que os créditos com atraso, entre 15 a 90 dias, apresentaram uma queda de 0,7 p.p, atingindo 1,8% no 2T de 2021 frente a 2,5% no 2T de 2020. A tendência de queda nos atrasos do BRB difere da alta observada no período, registada pelo mercado no segundo trimestre, que foi de 3%.
Os ratings de menor risco, AA-C aumentaram a sua participação na carteira para 96% em junho, ante a 95% em junho de 2020. Isso reflete a maior participação das operações de baixo risco na composição da carteira de crédito, notadamente consignado e crédito imobiliário, que juntos têm 67%.
As receitas com prestação de serviços e tarifas alcançaram R$ 156 milhões no 2T de 2021, com crescimento de 15,3% em 12 meses.
Merecem destaque também as receitas com corretagem de seguros, que caíram em 1,6% no semestre, atingindo R$ 114,1 milhões, e as receitas oriundas de cartões de crédito, que tiveram bom desempenho, totalizando R$ 35 milhões, aumento de 42,6%.
CAPTAÇÃO
O saldo de captação junto aos clientes atingiu R$ 19,4 bilhões no semestre, praticamente em linha na comparação com o trimestre anterior, e crescimento de 42,5% em 12 meses. Destaque para a captação de poupança que, em 12 meses, apresentou aumento de 17%, atingindo saldo de R$ 2,6 bilhões.
MARGEM FINANCEIRA
O aumento da base de clientes e volume de negócios possibilitaram um incremento de 12,5% da margem financeira, no comparativo de 12 meses, e atingindo o montante de R$ 632 milhões. No semestre, a margem financeira atingiu R$ 1,2 bilhão, crescimento de 13,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.
As provisões para créditos de liquidação duvidosa alcançaram no semestre R$ 141 milhões, crescimento de 41,9% na comparação com o mesmo período de 2020. Com isso, o resultado bruto de intermediação financeira atingiu R$ 1,1 bilhão, que reflete um crescimento de 11% comparativo semestral.
RPS
As receitas de prestação de serviços e tarifas atingiram um total de R$ 155,6 milhões, crescimento de 21% em relação ao trimestre anterior e 15,3% no comparativo de 12 meses. Destaque para corretagem de seguros e cartões de crédito, que respectivamente cresceram 20,5% e 55,4% em 12 meses.
FUTURO
O BRB concluiu seu processo de reorganização societária com a AEBRB (Associação de Empregados do Banco de Brasília) e selecionou assessores financeiros e jurídicos para a estruturação de sua operação de emissão de ações no mercado (Follow-on). O objetivo é a melhoria da estrutura de capital como sustentação da estratégia de expansão dos negócios
BASILEIA
O BRB encerrou o semestre com índice de Basileia de 14,7%, dos quais 13,4% no capital nível I e 1,3% no capital nível II, acima do nível regulatório de 9,6%
Em junho de 2021, o BRB possuía mais de 1,8 milhão de clientes, crescimento de 175% em 12 meses. Os clientes pessoa física representam um total de 1.834 mil, aumento de 183% em 12 meses e 93,5% no trimestre. Os clientes pessoa jurídica totalizaram 34 mil e avançaram 11,3% em 12 meses e 6,2% no trimestre.
O BRB conta com 139 agências, sendo 128 distribuídas em todas as regiões do Distrito Federal e entorno, e outras 11 nos estados de Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Ao número de agências, somam-se 157 correspondentes bancários (BRB Conveniência) e 608 ATM próprios, complementados por mais de 23 mil ATM da Rede 24 horas, garantindo ao BRB cobertura de atendimento em todo território nacional.
O relatório completo você encontra em ri.brb.com.br.
(Assessoria de Comunicação do BRB)