• 29/04/2024

Metade da população com 60 anos ou mais já foi vacinada

Uma fatia de cerca de 55% da população com 60 anos ou mais já recebeu ao menos a primeira dose da vacina contra o coronavírus. Com a segunda dose, foram vacinados quase 23% dos idosos no Brasil.

Os números de vacinação por faixa etária são do portal Poder 360.

Os idosos foram priorizados na vacinação no Brasil e em todo o mundo por serem mais suscetíveis ao vírus, e a tendência é que o avanço da vacinação reduza cada vez mais as mortes nesta faixa etária.

Após o começo da vacinação, que priorizou sobretudo pessoas acima de 80 anos, o número de idosos vítimas da covid-19 nessa faixa etária caiu drasticamente nas capitais.

As mortes de idosos com mais de 80 anos tiveram queda de mais de 50% na cidade de São Paulo e mais de 65% na cidade do Rio de Janeiro entre dezembro e março, segundo os governos locais, mesmo no auge da pandemia no Brasil.

Leia também   Justiça dá 24 horas para Itapemirim explicar suspensão de voos

A vacinação de idosos mais jovens se intensificou nas últimas semanas. O grupo na casa dos 60 anos já está no cronograma de vacinação de todas as capitais a partir deste mês de maio.

Em São Paulo, estado com maior população a ser vacinada, idosos de 60, 61 e 62 anos começam a ser vacinados a partir da próxima quinta-feira, 6 de maio, embora já haja registros de idosos dessa faixa etária sendo vacinados em cidades onde houve disponibilidade. O governo de São Paulo calcula que sejam 1,4 milhão de idosos neste grupo. Mais de 1,5 milhão de idosos fazem parte do grupo entre 63 e 66 anos, que passou a ser vacinado nas últimas semanas de abril.

Ainda deve demorar para que esse efeito benéfico chegue a outros grupos. Para todas as faixas etárias, cerca de 15% foi vacinada com ao menos a primeira dose no Brasil e 7,5% com a segunda.

Se contabilizadas somente as pessoas com menos de 59 anos (e maiores de 18 anos), a taxa de vacinados com a primeira dose é de 5% — grupo composto por categorias que foram priorizadas na distribuição de doses, como profissionais de saúde.

Leia também   Governo lança carteira nacional de identidade com registro único

Embora ainda seja cedo para afirmar precisamente o quanto da redução de óbitos nos idosos se deve às vacinas, segundo os especialistas, a ampliação dos grupos vacinados deve ajudar o Brasil a reduzir o número de novos casos e mortes por covid-19, ainda em patamar recorde. O país chegou nesta semana a triste marca de mais de 400.000 mortos pela doença e a média móvel de mortes diárias segue acima dos 2.000 óbitos.

Risco da segunda dose

Além da chegada de novos grupos à vacinação, o desafio da vez para os governos será garantir a segunda dose a todos os vacinados.

O risco é que pessoas que já começaram a imunização não consigam receber a segunda dose no período adequado, sobretudo para a Coronavac, cuja segunda aplicação precisa ocorrer de 14 a 28 dias após a primeira. No caso da AstraZeneca, o prazo é maior, de 12 semanas (ou três meses).

Leia também   WhatsApp deixará você esconder status "Online" de qualquer pessoa no app

Centenas de cidades suspenderam a vacinação nas últimas semanas diante da falta de doses. A suspensão mais recente foi na cidade do Rio de Janeiro, que anunciou na noite deste sábado a suspensão dos agendamentos para segunda dose da Coronavac por ao menos dez dias.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a cidade do Rio manteve a vacinação com a reserva técnica até o momento, mas o estoque se esgotou, como já havia acontecido em outros municípios e Estados do Brasil.

Na outra ponta, governos precisarão também de ampla campanha de conscientização para garantir que os idosos completem a vacinação. Relatório do Ministério da Saúde mostra que ao menos 1,5 milhão de pessoas deixaram de tomar a segunda dose até agora.

(Portal Exame)

Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

Read Previous

Detran-DF lança campanha Maio Amarelo nesta segunda (3)

Read Next

Perda cognitiva é uma das sequelas da Covid-19