• 17/08/2025

Tarefa de casa: cinco dicas para ajudar seus filhos com os deveres escolares

Por Maria Thereza David João

Um dos aspectos escolares que mais afetam a vida de pais e responsáveis é a tarefa de casa. Se por um lado há aqueles que defendem a importância desta atividade no processo de aprendizagem e na organização de uma rotina disciplinada, nos últimos anos tem se intensificado o debate que vê na tarefa de casa uma fonte aguda de estresse para crianças e adolescentes.

Veja também

Ser mãe é padecer… de cansaço?

Independente do lado que se está da discussão, a realidade é que muitos pais enfrentam dificuldades para auxiliar seus filhos com as lições. As causas destas dificuldades são várias e vão desde a falta de tempo para se dedicarem aos filhos, até o desconhecimento acerca dos assuntos tratados nas tarefas.

Leia também   Dicas para proteger as crianças de infecção de ouvido no inverno

Por isso, separamos aqui, cinco dicas que têm como objetivo auxiliar os pais e responsáveis a tornar o momento da lição de casa mais interessante e produtivo:

 

  • Lembre-se: a tarefa é para o estudante, não para os pais. A não ser que seja solicitado diretamente o envolvimento da família na atividade, é importante deixar que a criança faça as tarefas por si mesma.

 

  • Deixar a criança realizar a tarefa por si mesma não significa deixá-la desamparada, especialmente quando falamos das menores, cuja autonomia ainda está em construção. Esteja perto, faça perguntas que demonstrem interesse genuíno naquilo que ela está fazendo, tente relacionar o conteúdo a alguma situação do dia a dia, ou a alguma referência já conhecida pela criança.
Leia também   Semana turbo no BBB: Tadeu Schdmit anuncia nova fase no programa

 

  • É muito importante para o desenvolvimento da confiança e autoestima de crianças e adolescentes que o erro não seja percebido como um problema, mas como parte do processo de aprendizagem. Por isso, não corrija, não apague e não refaça as lições, mas oriente-os a conversarem a respeito das dificuldades com os professores, pois assim também aprenderão a resolver problemas com mais independência.

 

  • Sabemos que muitas crianças, já cansadas da rotina de aulas, chegam em casa e relutam em fazer as lições. Por isso, evite o tom de cobrança e deixe-as, primeiro, desfrutar de momentos de lazer e convívio familiar saudável.
Leia também   Caiado destina R$ 75 milhões para sinalização das GOs e equipa Comando de Policiamento Rodoviário

 

  • Se possível, separe um lugar específico para a realização das tarefas, longe de barulho e outras distrações. Isso auxilia na concentração e organização.

 

*Maria Thereza David João é mestre e doutora em História Social, professora da Educação Básica e professora da área de Linguagens e Sociedade do Centro Universitário Internacional Uninter.

Read Previous

Subsídio do Casa Verde Amarela aumentará em até 21,4%

Read Next

Churrascaria Nativas Grill concede desconto no jantar na próxima sexta (27) para cliente que participar da campanha do agasalho

error: Content is protected !!