• 26/04/2024

A verdadeira mãe sempre dá o primeiro passo

Por Fabiana Oliveira*


Já se passaram mais de 90 dias desde o início da quarentena imposta pela covid-19 e estamos vivendo uma nova rotina e realidade dentro de nossos lares. Nesse tempo, vimos mudanças em nossos hábitos no dia a dia da convivência familiar, principalmente, para nós mães. Muitas mamães, pela primeira vez, passaram a ter que conviver as 24 horas do dia com os filhos, marido e cuidar da rotina do lar, e para as que trabalham, ainda não pode esquecer das tarefas do home office. 

Tenho que confessar que foi um desespero total logo no início do isolamento social, pois não sabíamos como seriam as aulas online, as quais também devemos estar atentas. Muitas de nós já estão com os nervos a flor da pele e outras já “surtaram” não sabendo lidar com a situação. Não sei em qual me encaixo com tanta coisa para fazer.

Leia também   Leite aumenta a produção de catarro em crianças? Especialistas explicam

A palavra mais pronunciada nessa quarentena, com certeza, não é coronavírus, e sim “mãe”. As rotinas das famílias foram totalmente quebradas, bem como os horários disso ou daquilo outro. A falta da rotina e a mudança de certos hábitos e costumes, as vezes, nos faz ter sensações e sentimentos estranhos. Ainda não temos uma solução para esse vírus e isso faz com que surjam diversos pensamentos e reflexões.

Não está sendo fácil para ninguém controlar a ansiedade e o desejo de voltar à normalidade. Temos que manter a calma e viver um dia de cada vez. Quem se encontra nesse tipo de situação é recomendável que procure orientação de um profissional de saúde. Uma dica é fazer alguma atividade que você se sinta bem, que alivie a pressão e que possa ajudar nesse processo de adaptação a nova rotina. A receita principal é enxergar o lado positivo das coisas e encarar os desafios com otimismo. 

Leia também   Diversão | 25 advinhações infantis para brincar com o seu filho

Tudo isso faz parte dos atributos de ser mãe. Ser mãe, é dar o primeiro passo e estar sempre ao lado daqueles que amamos para proteger e cuidar.  Exercer a maternidade é difícil, mas também é real e único, principalmente quanto sentimos o amor vindo de um filho. E dele que vem a coragem de encarar tudo e todos para ter dias melhores. 

Que possamos aprender com a pandemia a ser e viver a nossa melhor versão de mãe. É fato que todos precisam de  cuidados e eles são mais especiais quando vem de uma mãe.

1

*Fabiana Oliveira é jornalista com especialização em estratégia competitiva nas organizações, blogueira, filha, neta, esposa, mãe e apaixonada pelos filhos.

Read Previous

Governo de Goiás amplia em 90% número de análises de aposentadoria

Read Next

IBANEIS ACERTA| A volta da liberdade econômica e os cuidados com a covid 19 é o remédio para livrar o DF da fome