• 20/07/2024

7 dicas para proteger as crianças durante as ondas de calor

Com as recentes ondas de calor intenso em várias partes do país, é fundamental aumentar os cuidados para garantir a segurança das crianças, que podem ser mais vulneráveis a acidentes e desidratação.

Veja também

Prazo para solicitar reaplicação do Enem termina nesta sexta-feira

“As altas temperaturas podem apresentar desafios adicionais para a segurança infantil. É essencial garantir que as crianças estejam adequadamente protegidas, hidratadas e que ambientes perigosos sejam evitados”, afirma Erika Tonelli, especialista em Entornos Seguros e Protetores da Aldeias Infantis SOS, organização global que atua no cuidado e proteção de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias.

Leia também   Saiba como proteger as crianças de doenças de inverno na escola

Recomendações importantes

Veja algumas dicas para os pais e cuidadores evitarem riscos e aproveitarem o tempo com as crianças sem preocupação:

1. A rotina agitada pode levar os pais a esquecerem as crianças dentro do veículo, o que pode ser fatal. Para evitar que isso aconteça, a sugestão é colocar objetos como mochilas, celulares ou bolsas por perto como lembrete.

2. Proteja as crianças com acessórios como bonés, roupas com proteção solar, chapéus e outros, para garantir a segurança das áreas sensíveis. Além disso, não deixe de aplicar e reaplicar o protetor solar na pele.

Leia também   Covid-19 faz maternidades criarem pré-natal online e transmissão de parto

3. Tenha sempre uma garrafa de água à mão, e ofereça às crianças ao longo do dia para evitar a desidratação.

4. Reforce a atenção às crianças em piscinas, praias ou rios. Assegure-se de que o nível da água esteja abaixo da altura do umbigo e vista-as com coletes salva-vidas. O banho nesses locais deve ser sempre supervisionado por um adulto.

5. Opte por roupas feitas de tecidos leves, que não retenham calor, como algodão, seda, tricoline e linho.

6. Monitore a temperatura dos brinquedos ao ar livre, especialmente superfícies metálicas expostas ao sol, que podem causar queimaduras. Sempre leve uma toalha ou pano para forrar esses locais.

Leia também   Estudo mostra que crianças entediadas comem até 79% mais

7. Tenha cuidado com os ventiladores e evite colocá-los ao alcance das crianças, especialmente com as hélices, que podem causar acidentes.

Jairo Bouer

Read Previous

Ar-condicionado ou climatizador? Como escolher a melhor opção para amenizar o calor

Read Next

Com inflação menor, comércio espera recorde de vendas na Black Friday