A algumas pessoas, o jejum virou uma alternativa para eliminar aquela gordurinha extra. Dois estudos recentes indicam que o método pode trazer benefícios a quem pratica exercícios físicos.
Em um dos trabalhos, publicado no Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism, pesquisadores das universidades de Bath e Birmingham, na Inglaterra, acompanharam 30 homens obesos ou acima do peso por seis semanas.
Os indivíduos foram divididos em três equipes: os que tomaram café da manhã antes de praticar exercícios, os que só comeram depois e um grupo de controle, que não teve alteração.
Na conclusão do estudo, os autores viram que aqueles que praticavam atividade física antes do café da manhã queimavam o dobro de gordura do que o grupo que se exercitava após o desjejum.
Isso ocorre por conta dos níveis de insulina – hormônio que regula a quantidade de glicose no sangue – que estão mais baixos depois de uma noite inteira sem comer. Com isso, o organismo usa gordura e músculos como combustível.
A pesquisa ainda afirma que esse método não significa, necessariamente, perda de peso. Porém, a prática pode fazer bem à saúde em outros fatores, como a prevenção da diabetes e de doenças cardiovasculares.
(Metrópoles)