• 4 de março de 2024

Especialista destaca a importância do exame oftalmológico na infância

Após o fim das férias escolares, depois de muitas brincadeiras, viagens e muito tempo com a família, é importante os pais estarem atentos à saúde dos olhos de seus filhos.

Grande parte do aprendizado e do conhecimento de um ser humano se manifesta ainda na infância e a saúde ocular exerce um papel fundamental para o desenvolvimento cognitivo e racional saudável da criançada.

O exame oftalmológico nessa fase da vida contribui para a detecção precoce de problemas de visão, permitindo o tratamento adequado e evitando complicações futuras.

De acordo com estudos do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 20% das crianças em idade escolar apresentam distúrbios oftalmológicos, o que compromete o seu desenvolvimento.

Leia também   Pagamento de pecúnias em atraso começa em novembro

Problemas oculares, como miopia, astigmatismo, estrabismo e ambliopia, que podem afetar negativamente o desempenho escolar dos pequenos, podem ser diagnosticados por meio de uma avaliação realizada por um especialista.

Outro ponto importante dessa análise é que a detecção precoce dessas condições permite um tratamento mais eficaz e melhora a qualidade de vida das crianças.

O Dr Paulo Moura, médico oftalmologista do IMV-Hospital de Olhos em Valparaíso de Goiás, ressalta a importância de os pais e responsáveis levarem as crianças regularmente ao oftalmologista, mesmo com a ausência de sintomas aparentes.

Leia também   10 benefícios do limão para a saúde
Paulo Cesar Moura Junior – CRM 16245/DF

“Esperar a criança manifestar que está com dificuldade para enxergar ou qualquer outra situação que não permita que ela tenha a visão plena do que está vendo, não é o ideal”, destaca o Dr Paulo.

Além disso, o doutor alerta que o uso excessivo de dispositivos eletrônicos, como tablets, smartphones e computadores, pode causar danos à saúde ocular das crianças que podem prejudicá-las na fase de crescimento.

“É fundamental estabelecer limites para o uso desses dispositivos e incentivar atividades ao ar livre, que estimulem o movimento e a visão de longe”, afirma o doutor.

Leia também   7 situações que cortam o efeito do Anticoncepcional

Serviço

IMV-Hospital de Olhos em Valparaíso de Goiás

Endereço: Quadra 32, lote 21 Parque Esplanada III, Valparaíso de Goiás – GO – CEP 72.876-332

Telefone: (61) 3060-3060

Site: https://imvhospitaldeolhos.com.br/

E-mail: [email protected]

 

Read Previous

Copa do Mundo: Receita terá horário especial de atendimento nos dias de jogos do Brasil

Read Next

Bancos renegociam cerca de R$ 500 milhões em dívidas pelo Desenrola