• 24/07/2024

Cotonete pode perfurar o tímpano? 10 cuidados ao higienizar os ouvidos

Apesar de ser item comum em muitas casas e símbolo de higiene, o cotonete pode representar um risco para a saúde auditiva. Neste dia 25 de junho, a data escolhida para o celebrar o Dia do Cotonete, profissionais da saúde chamam a atenção para os cuidados de higiene pessoal, especificamente dos ouvidos.

Em entrevista, a otorrinolaringologista Gabriela Pilon Meira explica os riscos que o cotonete pode trazer a sua saúde e como a higienização do ouvido deve ser feita.

De acordo com a especialista, o cotonete pode sim perfurar o tímpano, uma fina membrana localizada no ouvido médio que desempenha um papel essencial na audição. Essa perfuração pode ser definitiva ou se fechar após o trauma.

Caso a perfuração permaneça é muito comum permanecer também uma perda auditiva do tipo condutiva e esse ouvido não pode ser molhado no banho, praia ou piscina.

Leia também   Como congelar legumes e verduras para não perder os nutrientes

“Portanto, por ter consequências importantes negativas o uso do cotonete não está indicado em nenhuma situação”, ressalta a especialista.

Especialistas em saúde alertam que o uso de cotonetes pode levar a problemas graves, como a perfuração do tímpano, infecções e até mesmo a perda auditiva
Especialistas em saúde alertam que o uso de cotonetes pode levar a problemas graves, como a perfuração do tímpano, infecções e até mesmo a perda auditiva Foto: Sarah Chai/Pexels

Como limpar então?

A otorrinolaringologista conta que a higienização do ouvido deve ser feita com toalha de banho apenas na parte externa, na orelha. Caso a pessoa apresente sensação de ouvido tapado, deve procurar ajuda médica para realizar uma limpeza.

“Para pacientes com tendência à formação de rolha de cerume, consideramos a visita ao otorrino periódica de 6 em 6 meses, 8 em 8 meses ou anual, é importante de acordo com a necessidade de cada paciente”, conclui a especialista.

Leia também   FÉRIAS | Atualize as vacinas antes de viajar

10 cuidados ao higienizar os ouvidos

1. Evite o uso de cotonetes

Não insira cotonetes ou outros objetos pontiagudos no canal auditivo.

2. Limpeza externa apenas

Limpe apenas a parte externa da orelha com um pano ou toalha úmida. Não tente remover a cera do interior do canal auditivo.

3. Utilize soluções específicas

Use gotas otológicas recomendadas por profissionais de saúde para ajudar a amolecer e remover a cera de maneira segura.

4. Cuidado com água

Evite a entrada de água no canal auditivo durante o banho ou natação. Se necessário, use tampões de ouvido ou uma touca de natação.

5. Consulte um profissional

Se sentir desconforto, dor, coceira intensa ou perda auditiva, consulte um otorrinolaringologista para uma avaliação e limpeza profissional.

Leia também   Como diferenciar covid da gripe comum, apesar dos sintomas cada vez mais parecidos

6. Higiene adequada

Lave as mãos antes de tocar as orelhas para evitar infecções.

7. Secagem correta

Após lavar o rosto ou nadar, seque as orelhas cuidadosamente com uma toalha, sem inserir nada no canal auditivo.

8. Monitoramento regular

Faça check-ups regulares com um otorrinolaringologista para monitorar a saúde dos seus ouvidos e receber orientações adequadas sobre higiene.

9. Evite produtos irritantes

Não use sprays ou soluções desconhecidas no ouvido sem orientação médica, pois podem causar irritação ou danos.

10. Eduque as crianças

Ensine as crianças a não inserir objetos nos ouvidos e supervisione sua higiene para evitar acidentes.

(Portal Terra)

Read Previous

Anvisa proíbe produtos com fenol em procedimento de saúde ou estético

Read Next

Dinheiro em espécie deixa de ser opção de pagamento em 52 linhas de ônibus