• 28/04/2024

Sites e portais de notícias são excluídos da cobertura jornalística do plenário

A posse dos deputados distritais da nona legislatura da Câmara Legislativa do DF (CLDF), neste domingo (1º), vai ficar marcada pela falta de respeito com os profissionais de imprensa de sites e portais de notícias. A Diretoria de Comunicação Social (Dicom) decidiu excluir os veículos do segmento concedendo credenciamento apenas para empresas da ‘velha imprensa’.

Veja também

Governo Lula terá 11 ministérios comandados por mulheres

O Expressão Brasiliense está entre os veículos que foram impedidos de cobrir a cerimônia de posse dos distritais. Depois de passar a semana passada inteira tentando obter o credenciamento, apenas na sexta (30), depois das 14h30, a Dicom resolveu entregar o documento que autorizava o acesso à CLDF.

Leia também   PF vê uso da 'Abin paralela' para Flávio e Jair Renan e agora mira Carlos Bolsonaro

Além deste veículo, profissionais de outros sites e portais de notícias também não puderam cobrir a solenidade nem no plenário e nem no foyer. Quem era do segmento foi encaminhado para o auditório e era informado que iria cobrir apenas a posse do governador de forma presencial.

Diante do tratamento dado aos sites e portais de notícias, muitos profissionais preferiram ir embora e não cobrir o ato de posse dos distritais em protesto à forma desrespeitosa que foram tratados.

“É lamentável que um parlamento que é constituído para representar o povo trate os sites e portais de notícias dessa forma. Como presidente da ABBP, vou entrar em contato com a próxima direção da Casa para tratarmos desse assunto. Não vamos aceitar isso”, ponderou José Fernando Vilela, que é editor-chefe do Expressão Brasiliense e presidente da Associação Brasileira de Portais de Notícias (ABBP).

“A impressão que fica é que a Dicom não quer que os parlamentares da nova legislatura tenham uma boa relação com a imprensa”, conclui Vilela.

Read Previous

Limite de público na posse na Praça dos Três Poderes pode subir para 40 mil

Read Next

Nísia Trindade diz quais serão primeiras medidas do Ministério da Saúde