• 28/04/2024

Sérgio Moro diz que não vai se render e que vai continuar combatendo o crime organizado

Por José Fernando Vilela

Dada a natureza e a complexidade do caso, a sessão do Senado Federal desta quarta (22) parou para ouvir o pronunciamento do senador Sérgio Moro, do União Brasil, ex-juiz da Lava Jato, sobre o plano elaborado pela facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) para assassiná-lo.

Veja também

Presidente da Câmara de São Luís quer aprovar proposta da ABBP em apoio aos portais da cidade

Além de ter atuado como juiz, Moro também foi ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Bolsonaro. Ele atribuiu esse tipo de ação orquestrada por parte da facção por ter sido o responsável por providenciar o isolamento dos líderes do PCC enquanto esteve como ministro.

“Uma célula do PCC tinha esse planejamento de sequestrar a mim, ou a minha família, ou realizar esses ataques como uma forma de retaliação ao trabalho que nós fizemos como juiz, e principalmente, como Ministro da Justiça, quando nós fomos duros contra o crime organizado”, apontou o senador.

Segundo Sérgio Moro, a facção criminosa ficou desarticulada com as mudanças promovidas por sua gestão.

Leia também   Bolsonaro volta a despachar no Planalto nesta segunda-feira

“Mudamos o regime para que nós não tivéssemos mais comunicações com o mundo externo que não fossem monitoradas. E fizemos isso para proteger a sociedade”, destacou o parlamentar.

Agentes penitenciários e juízes assassinados 

O ex-juiz citou que desde 2016 três policiais e três juízes foram executados por meio de ordens que partiram de dentro de presídios.

Sobre a descoberta do plano, Sérgio Moro ressaltou que “os fatos de hoje revelam uma ousadia que, se não maior, é igualmente assustadora. Desconheço na história da República um planejamento de organizações criminosas dessa natureza contra promotor do caso que investiga o PCC, mas especialmente contra um Senador da República”.

Leia também   Frio (de verdade) já tem data para chegar

Sérgio Moro alertou que é preciso aprovar leis mais rigorosas no Brasil para combater o crime organizado.

“Ou nós os enfrentamos ou quem vai pagar vai ser não só as autoridades, mas igualmente a sociedade”, alertou o senador e ex-ministro.

Fotos: William Sant’ana

(Expressão Brasiliense)

Read Previous

Saiba como lidar com os desafios alimentares da criança com Síndrome de Down

Read Next

Preço do diesel cai R$ 0,18 nas distribuidoras, nesta quinta-feira