• 27/04/2024

Ministros julgam afastamento de Ibaneis Rocha e outras medidas adotadas por Alexandre de Moraes

A decisão monocrática do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, em afastar o governador do Distrito Federal, Ibaneis
Rocha, do MDB, está sendo julgada em sessão virtual, desde às 0h desta quarta-feira, pelos demais integrantes da mais alta Corte brasileira.

Veja também

Celina Leão diz que “as pessoas serão punidas” e que Ibaneis é um democrata e não tem participação nos atos antidemocráticos

Além da medida contra Ibaneis, os ministros também vão deliberar sobre outras decisões de Moraes. O julgamento ocorre em caráter sigiloso e os ministros têm até às 23h59 de hoje para manifestar seu voto.

Leia também   Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado de R$ 190 milhões

Desde que o governador Ibaneis Rocha foi afastado na madrugada de segunda (9), a decisão de Alexandre de Moraes vem sendo criticada
por parlamentares, partidos políticos, entidades representativas e até mesmo questionada por juristas quanto à legalidade da medida adotada.

O afastamento interino do governador pode vir a ser suspenso pelo STF diante das investigações realizadas por ordem do interventor federal na Segurança Pública do DF, Roberto Capelli, que apontam que houve sabotagem por parte dos responsáveis pelo esquema de segurança planejado para o domingo.

As declarações dadas pelo interventor baseadas nas investigações e a determinação das prisões do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, que estava como secretário de Segurança do DF, e do ex-comandante da PMDF, coronel Fábio Augusto Vieira, confirmam o que a governadora em exercício, Celina Leão, do PP, disse durante reunião com o presidente Lula na segunda (9), de que Ibaneis foi abastecido com informações equivocadas.

Leia também   Flávia Arruda (PL) sonha com apoio do Planalto para concorrer ao GDF em 2022, mas enfrenta resistência de bolsonaristas

No meio jurídico, ex-ministros e especialistas avaliam que o plenário pode rever a decisão de Alexandre de Moraes em relação a Ibaneis Rocha, já que o governador foi induzido ao erro por seus auxiliares.

(Expressão Brasiliense)

Read Previous

Estádio Mané Garrincha receberá Supercopa do Brasil

Read Next

Fraga declara que afastamento de Ibaneis estrapola os limites da democracia