• 01/05/2024

Fraga pede retorno de Ibaneis Rocha e critica decisão de Alexandre de Moraes no plenário da Câmara

De volta ao Congresso Nacional, o deputado federal Alberto Fraga, do PL-DF, surpreendeu os demais parlamentares durante a sessão do plenário desta terça (28). Ao fazer uso do microfone, Fraga defendeu o governador afastado do DF, Ibaneis Rocha, do MDB, como se fosse aliado do emedebedista.

Veja também

Governo cria grupo de trabalho para valorização do salário mínimo

O experimentado deputado criticou o afastamento de Ibaneis por decisão do ministro do STF, Alexandre de Moraes. Fraga lembrou que o emedebista está fora do cargo a quase dois meses.

“Eu queria demonstrar a minha indignação com esse afastamento do arbitrário do governador do Distrito Federal. Já se passaram quase dois meses e o governador continua afastado do cargo que foi eleito, democraticamente, no primeiro turno”, declarou o liberal.

Leia também   Wassef diz que comprou Rolex com dinheiro próprio, mas nega pedido de Bolsonaro

Alberto Fraga admite que é adversário político, mas que ele não poderia “aceitar essa medida ditatorial que o ministro Alexandre de Moraes impôs para o Distrito Federal”.

“O Distrito Federal está sofrendo. (Ele) precisa do seu governador. Do seu governador eleito”, enfatizou o deputado. “Eu quero ver até quando vai durar essa arbitrariedade”, finalizou.

Aliados em silêncio

A manifestação de Fraga deixou os deputados que são considerados da base do governo Ibaneis no Congresso Nacional em maus lençóis, principalmente, o novato na Casa, o deputado Rafael Prudente, que é presidente do partido do governador no DF, o MDB. Ele e outros deputados da bancada federal não fizeram, até o momento, nenhuma declaração pública como a que fez o deputado Fraga criticando o afastamento de Ibaneis Rocha.

Leia também   Câmara instaura comissão para analisar PEC sobre piso da enfermagem

O discurso de Alberto Fraga demonstra que o parlamentar retornou com uma postura diferente, mais racional e sem guardar mágoas em relação aos adversários. Nas eleições de 2022, o partido de Fraga apoiou Ibaneis e ele fez campanha sem pedir votos para o emedebista. Contudo, a atitude de hoje evidencia que o coronel aposentado da PMDF sabe diferenciar a derrota de uma disputa eleitoral de uma atuação política voltada a defender os interesses de uma população, independente de ideologia partidária.

No Buriti, a postura de Alberto Fraga foi muito bem recebida. O deputado chegou a discursar durante a solenidade do anúncio do envio da mensagem do GDF ao governo federal pedindo aumento de 18% para as forças de segurança pública do DF. Rafael Prudente e outros aliados também estavam presentes, mas não foram convidados a fazer uso da palavra.

Leia também   Quatro deputados federais do DF votaram contra o povo brasiliense na PEC dos Precatórios

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

(Expressão Brasiliense)

Read Previous

Seleção brasileira é convocada para a Copa América de Beach Soccer

Read Next

Anvisa autoriza ensaio clínico de vacina tetravalente contra influenza