• 26/04/2024

Com gás de cozinha a R$ 135, Câmara debate projeto que estabiliza preços

Por Portal Exame, com Agência Câmara

Segundo levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o gás de cozinha chegou a custar até 135 reais na última semana. O preço é reflexo do aumento de 7,2%, feito pela Petrobras na sexta-feira, 8.

Veja também

Bolsonaro critica Alcolumbre por demora na sabatina de Mendonça

A alta representa apenas uma parte do impacto do reajuste porque o período analisado foi de 3 a 9 de outubro, ou seja, o resultado será mais sentido nesta e na próxima semana.

Tanto o presidente Jair Bolsonaro quanto o ministro da Economia, Paulo Guedes, vêm falando que não há intenção em fixar o preço dos combustíveis. Desde 2016, a Petrobras atrela o preço dos seus produtos aos valores praticados internacionalmente, realizando uma política de paridade de preço de importação (PPI) para definir o valor nas refinarias.

Leia também   BRB dá primeiro passo para remodelar Na Hora

Pode vir do Legislativo uma alternativa para frear os aumentos constantes. A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta quarta-feira, 13, a partir das 16 horas, para discutir um projeto que cria o Fundo de Estabilização dos Preços dos Derivados do Petróleo (FEPD).

O objetivo é reduzir a volatilidade e baixar os preços cobrados das distribuidoras nacionais e o preço final para o consumidor. A proposta está em análise na comissão.

Foram convidados para discutir o assunto com os parlamentares, entre outros, representantes dos ministérios da Economia e de Minas e Energia; da ANP; da Petrobras; da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes (Fecombustíveis); e do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep).

Leia também   Jovens de 16 a 18 anos podem tirar 1º título de eleitor até 8 de maio

A proposta insere dispositivos na Lei do Petróleo e prevê alíquotas progressivas no imposto de exportação conforme o valor do barril. Até 40 dólares por barril, a alíquota é de 0%; para até 70 dólares por barril, de 30% apenas sobre a parcela superior a 40 dólares; e de 50% naquilo que exceder 70 dólares por barril.

Atualmente, o preço dos derivados do petróleo no Brasil é resultado da cotação do barril de petróleo e dos derivados no mercado internacional e da taxa de câmbio. Com o fundo de estabilização as eventuais necessidades de importação de derivados de petróleo receberiam subvenção econômica.

Leia também   Milton Ribeiro aceita convite para assumir Ministério da Educação

“Os preços apresentam altíssima volatilidade no mercado internacional. No caso de países como o Brasil, ainda há alta volatilidade da taxa de câmbio”, dizem os autores do projeto, os deputados Nereu Crispim (PSL-RS) e Aline Sleutjes (PSL-PR).

Read Previous

EUA vai abrir fronteiras terrestres a turistas vacinados em novembro

Read Next

Guedes prevê inflação em alta e teme risco político