• 26/04/2024

Brasil pode ter presidente mulher ou LGBT? Partidos se articulam

Em busca de candidaturas capazes de representar uma forte alternativa a nomes já colocados para as eleições de 2022, grandes partidos como o MDB e o PSDB começam a articulação para a escolha dos presidenciáveis, com espaço para perfis que fogem do mais convencional, como o da senadora Simone Tebet (MDB-MS), líder na bancada feminina na CPI da Covid, e Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul .

Veja também

Rafael Prudente se agiganta politicamente e causa ciúmes em muita gente

Pré-candidato à presidência pelo PSDB, Leite é o primeiro governador abertamente LGBT+ do país. O advogado e ex-prefeito de Pelotas assumiu sua orientação sexual recentemente, em uma entrevista à rede Globo. “Não tenho nada a esconder e tenho orgulho de poder dizer quem eu sou.”, disse. Leite segue em ritmo de pré-campanha. Neste final de semana, se reuniu com ACM Neto, presidente do DEM, na Bahia, com forte influência no nordeste. “É o momento de conversar, se aproximar”, disse Leite ao final do encontro.

Leia também   COM DISCURSO CONCILIADOR | Baleia Rossi promete pautar reforma tributária e analisar pedidos de impeachment contra Bolsonaro

O governador concorre com três outros nomes do PSDB nas prévias do partido, que serão decididas em novembro. Além de João Doria, estão na disputa o senador Tasso Jereissati (CE) e o ex-senador Arthur Virgílio (AM). Jereissati vem deixando claro que talvez abandone a corrida em favor de uma candidatura com mais poder de fogo. O senador não tem poupado elogios a Leite, dizendo que o político pode dar um novo gás ao PSDB. Enquanto isso, Doria segue firme na disputa. O governador  de São Paulo, que conta com 2% das intenções de voto, busca apoio junto a empresários e outros setores da sociedade.

Leia também   EUA aprovam primeira vacina do mundo contra vírus que causa bronquiolite
Em destaque na CPI da Covid, Tebet ganhou adesões no MDB para uma pré-candidatura. O deputado Baleia Rossi, presidente do MDB, não tem se furtado a tecer elogios à senadora, que é vista como um nome capaz de representar uma renovação no partido. “Um dos nomes favoritos para defender nosso projeto de país é o da Simone Tebet”, disse Baleia.
(Portal Exame)

Read Previous

Premiê interino do Haiti diz que vai deixar cargo

Read Next

Vendas no comércio crescem 10,1% no primeiro semestre, diz Serasa