• 17 de junho de 2021

VERUSCA GOMES | O sistema límbico, os óleos essenciais e as emoções

Hoje, nossa abordagem vai ser emocional! Somos seres com emoções, cheios de sentimentos e temos um sistema que controla tudo isso: o sistema límbico. Ele é responsável pelas emoções e nossos comportamentos sociais. É um sistema complexo que orquestra o que sentimos e é dele que partem os sentimentos de tristeza, ansiedade, estresse e, também, os de alegria, prazer e euforia. É ele quem nos remete à uma lembrança quando sentimos um cheiro específico. Mas, antes mesmo da lembrança, vem o sentimento que está ligado a ela. É tudo muito rápido! Mais rápido até que o pensamento!

O sentido do olfato possui uma ligação direta com o sistema nervoso central, que estimula o sistema límbico. Agora, vamos descobrir um pouco como isso ocorre. As moléculas aromáticas complexas dos óleos essenciais, depois de inaladas, viajam pelo sistema olfatório e excitam nossos nervos olfativos, que levarão impulsos elétricos ao nosso centro de controle emocional. Lá, atuarão de modo que trará à tona, rapidamente, sentimentos positivos que elevam o humor ou proporcionam calmaria para os momentos de estresse e ansiedade. Parte das moléculas fará acesso ao nível celular, sendo absorvidas pela corrente sanguínea, atingindo os tecidos. Essa absorção junto ao controle emocional, pode proporcionar também a desaceleração dos batimentos cardíacos ou a diminuição da pressão arterial, quando estes estiverem alterados em virtude de sentimentos de tensão ou ansiedade. Existem diversos estudos que comprovam a eficácia dos óleos essenciais como alternativa complementar ao tratamento contra depressão e ansiedade, e já são utilizados em hospitais e clínicas para controle da dor e dos sentimentos de ansiedade.

Leia também   VERUSCA GOMES | A sinergia entre os óleos essenciais

Como utilizar? Pingue uma gota do óleo essencial na palma das mãos, friccione uma mão na outra, leve ao nariz e inale profundamente. Sinta o aroma e respire devagar. A sensação é magnifica!

Veja abaixo outras sugestões de óleos:

Óleo de hortelã pimenta: para despertar.

Óleo de laranja ou tangerina: para elevar o humor e promover os sentimentos bons.

Óleo de olíbano: para tranquilidade.

Óleo de lavanda: para trazer calma.

Óleo de bergamota: para equilíbrio.

Óleo de mirra: para meditar.

Leia também   Transporte público recebe 30 ônibus novos

Óleo de Ylang Ylang: para despertar desejos.

Temos um mundo de muitas possibilidades, que traz inúmeros benefícios ao nosso bem-estar físico e emocional. Esse é o mundo dos óleos essenciais. Se permita!

Te convido a conhecer mais sobre os potenciais benefícios dos óleos essenciais. Visite o nosso Instagram @doterra.oillovers.

*Verusca Gomes é consultora de óleos essenciais e parceira do Destaque DF

Read Previous

INSS notifica segurados com pendências em requerimentos

Read Next

7 Calmantes naturais para Ansiedade, Insônia e Nervosismo