• 04/12/2024

Zelensky quer que guerra contra Rússia acabe em 2025 por ‘meios diplomáticos’

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse que queria que a guerra em seu país terminasse até 2025 por “meios diplomáticos” em uma entrevista transmitida no sábado, mas afirmou que o presidente russo Vladimir Putin não estava buscando a paz.

— De nossa parte, temos que fazer tudo o que pudermos para acabar com essa guerra no próximo ano. Temos que acabar com ela por meios diplomáticos — declarou à rádio ucraniana. Por outro lado, Putin “não quer a paz de jeito nenhum”, acrescentou.

Nesta sexta-feira, Zelenksy afirmou que a guerra entre Ucrânia e Rússia terminará “mais cedo” por conta da eleição de Donald Trump nos Estados Unidos. O republicano, eleito presidente na semana passada, tomará posse em meados de janeiro.

— É certo que a guerra terminará mais cedo com as políticas da equipe que agora comandará a Casa Branca. Essa é a abordagem deles, a promessa que fazem aos cidadãos — disse Zelensky em uma entrevista ao meio de comunicação ucraniano Suspilne, destacando, porém que “não há uma data exata”.

Leia também   Covid-19: Xangai volta ao confinamento obrigatório

Zelensky fez referência à promessa do republicano de que acabaria com a guerra, reiterada inclusive durante uma chamada telefônica entre os dois em julho deste ano, quando Trump ainda era candidato republicano e prometeu resolver o conflito “em 24 horas”. O magnata também já disse repetidas vezes que a guerra a não teria começado se ele fosse presidente.

Read Previous

Brasil contabiliza 1,5 mil casos de mpox em 2024

Read Next

Mega-sena não tem ganhadores e prêmio vai para R$ 14,5 milhões