• 24/05/2024

Israel anuncia fechamento de passagem de fronteira com Gaza após ataque com foguetes

O Exército israelense anunciou neste domingo, 5, o fechamento da passagem Kerem Shalom, que dá acesso à Faixa de Gaza, e por onde entra a ajuda humanitária, após um ataque com foguetes.

“Cerca de dez projéteis foram disparados de uma área adjacente (à cidade de) Rafah em direção à área de Kerem Shalom. A passagem da fronteira de Kerem Shalom está atualmente fechada para caminhões de ajuda humanitária”, afirmou o Exército em comunicado. Rafah está localizada no sul da Faixa de Gaza.

Isso acontece em um momento em que Israel e o Hamas se acusam de sabotar as negociações de cessar-fogo e parecem relutantes em relação à proposta na mesa.

Leia também   Pequim alerta para surto "explosivo" de covid-19

Neste domingo, o líder do Hamas, Ismail Haniyeh, acusou Israel de atrapalhar os esforços de mediação para um cessar-fogo na Faixa de Gaza e uma troca de reféns por prisioneiros palestinos.

Para ele, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, busca “justificativas constantes para continuar a agressão, prolongar o conflito e sabotar os esforços realizados pelos diferentes mediadores e partes”, afirmou o líder em comunicado.

Já do outro lado, Netanyahu disse, também neste domingo, que aceitar as exigências do Hamas para encerrar a guerra em Gaza e alcançar um acordo para a libertação de reféns equivaleria a uma “terrível derrota”.

Leia também   Ômicron: Mais de 7.000 voos são cancelados no fim de semana

“Render-se às exigências do Hamas seria uma terrível derrota para o Estado de Israel. Seria uma enorme vitória para o Hamas, para o Irã, para todo o eixo do mal”, ele declarou em uma reunião de seu gabinete. “Portanto, Israel não aceitará as exigências do Hamas e continuará os combates até alcançar todos os seus objetivos”.

(Portal Exame)

Read Previous

Lula volta ao Rio Grande do Sul neste domingo

Read Next

Empresas se mobilizam para ajudar populações afetadas pelas chuvas no RS