• 1 de dezembro de 2020

Transição capilar: dicas para recuperar os cachos sem estresse

O processo exige paciência, mas pode ficar muito mais fácil com esses truques. Confira!

Os cabelos naturais têm ganhado força – e cada vez mais mulheres estão fugindo dos padrões de alisamento, redescobrindo seu próprio estilo. Mas como voltar a ter cachos? “O processo é demorado, afinal, os fios em transição capilar geralmente possuem duas texturas diferentes: a parte lisa, com química, e a raiz natural. Por isso, é preciso esperar que eles se renovem”, explica o hair stylist Fernando Paolo.

Para facilitar esse momento, que pode abalar a autoestima de algumas mulheres, o profissional listou algumas dicas e cuidados com as madeixas entre uma fase e outra. Seguindo as recomendações, com certeza ficará muito mais fácil passar pela transição com tranquilidade. Confira!

7 dicas para te ajudar a passar pela transição capilar

“Big chop”

Para encarar a transição capilar com mais leveza, você pode seguir o caminho do big chop (grande corte, em tradução livre)… Ou esperar que as madeixas ganhem comprimento. “O big chop nada mais é do que passar a máquina ou as tesouras bem rentes ao couro cabeludo, eliminando de vez os fios alisados para que eles nasçam novamente, só que agora cacheados, virgens e saudáveis”, diz Fernando.

Leia também   Investigadores não veem crime de Bolsonaro com trocas na PF

Fontes de calor

Finalizar os fios uniformizando as texturas é uma boa opção para enfrentar a transição com tranquilidade. A dica é alisar os cabelos novos com uma escova ou chapinha; ou então ‘encaracolar’ as madeixas quimicamente alisadas. O problema é que os fios já fragilizados vão continuar a sofrer danos. Para minimizar o problema, não se esqueça de usar um protetor térmico sempre!

Priorize produtos específicos

Também é possível texturizar as madeixas sem usar fontes de calor, sendo uma melhor alternativa. Durante a transição capilar, você pode apostar em técnicas como a fitagem ou até mesmo acessórios simples, como os bobes e ‘bigudinhos’. Nesse caso, o processo será um pouco mais demorado, mas o resultado compensa, já que os fios ficarão mais saudáveis e bonitos. Além de ser possível testar novos cosméticos e escolher os que achar mais adequados para você.

Leia também   Governo lança conjunto de medidas para retomada do turismo no país

Aposte em penteados

Em meio à fase complicada das duas texturas capilares, penteados podem ser a salvação. Você pode apostar em coques, rabos de cavalo, tranças e as queridinhas de quem está passando pelo processo, box braids: “Elas são feitas bem rentes à raiz, com materiais como lã, cabelo sintético ou fios naturais presos ao cabelo. Além de protegerem os fios, ainda se adaptam aos diferentes visuais, como coques e topetes”.

Invista no uso de acessórios

Lenços, chapéus e boinas podem ser grandes aliados de quem está passando pela transição capilar, além de trazerem um toque extra de estilo ao visual. “É o jeito mais fácil de disfarçar as diferentes texturas do cabelo”, ressalta o especialista.

Leia também   7 truques para remover o esmalte das unhas sem usar acetona

Considere apliques e megahair

Os dois são artifícios muito usados pelas mulheres na fase da transição capilar. Entretanto, é preciso tomar muito cuidado para o aplique ou o ‘mega’ não danificarem ainda mais o cabelo. Por isso, é fundamental escolher um profissional da sua confiança para avaliar as madeixas individualmente e indicar a melhor técnica.

Procure inspirações

Antes de decidir recuperar os seus sonhados cachos, você pode se inspirar nas famosas que passaram pela transição capilar recentemente e adoram compartilhar os cliques do cabelo novo nas redes sociais. Bons exemplos são Juliana Paes, Maisa e Ludmilla. No Youtube, também é possível encontrar diversas influenciadoras que oferecem dicas sobre o assunto e relatam suas experiências. Aproveite!

Consultoria: Fernando Paolo, hair stylist e visagista do Studio Fernando Fernandes, em São Paulo (SP) | Texto: Redação Alto Astral | Edição: Milena Garcia e Renata Rocha

(Alto Astral)

Avatar

Destaque DF

Read Previous

Homem negro morre após ser espancado por seguranças do Carrefour no RS

Read Next

Lojas do Carrefour são alvo de protestos e ataques após assassinato de homem negro