• 05/11/2025

Mobilização contra câncer de mama já dá resultados

A campanha desencadeada neste Outubro Rosa está apresentando bons resultados. Os exames realizados em mulheres que procuraram o Hospital da Região Leste (HRL, antigo Hospital Regional do Paranoá) já identificaram lesões suspeitas de câncer de mama. E essas pacientes, consequentemente, foram imediatamente encaminhadas para aprofundar a investigação.

A mamografia de rotina é recomendada para as mulheres com idade entre 50 e 69 anos, a ser realizada a cada 24 meses. Para atender a esta faixa etária e às demais mulheres que queiram manter os cuidados preventivos com a saúde, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão mobilizadas para fazer exames citopatológicos (Papanicolau) e encaminhamentos à mamografia.

As ações da Secretaria de Saúde, durante este mês, visam a prevenir a doença e estimular a realização dos exames preventivos. Todos os hospitais estão empenhados nesta ação, como o HRL – que está com toda a equipe mobilizada para ampliar o atendimento às mulheres.

“A adesão está boa, embora algumas pacientes marcadas ainda faltem à consulta. Já identificamos algumas lesões suspeitas de câncer e essas pacientes prosseguirão com a investigação”, afirma o chefe do Serviço de Radiologia do HRL, João Marcos Meneses.

Palestras e testes
Além do atendimento intensificado para a realização de exames, as pacientes participam de palestras, fazem testes rápidos, recebem orientações sobre o autoexame das mamas, entre outras atividades, conforme a programação de cada unidade.

A UBS 2 de Santa Maria realiza em toda esta quarta-feira (23) uma ação de saúde no Outubro Rosa. A equipe oferece orientações quanto à prevenção ao câncer de mama e de colo do útero, corte de cabelo, serviço de manicure e pedicure, designer de sobrancelhas e barbeiro para atender os homens.

59.700 novos de câncer de mama surgirão no Brasil em 2019, segundo o Inca

As unidades de saúde do Recanto das Emas e de Taguatinga também estão promovendo atividades especiais. A UBS 1 de Taguatinga já organizou rodas de conversa para conscientização sobre os cuidados relacionados à saúde da mulher, direcionadas às pacientes desta unidade.

Já a UBS do Recanto das Emas realizou ações que incluíram exames preventivos ao câncer, testes rápidos para detectar sífilis, HIV, hepatites B e C, além de oferecer orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis, alimentação saudável e atividade física.


Portas abertas
As ações do Outubro Rosa vão continuar durante todo este mês. As unidades básicas de saúde (UBS) e policlínicas​ estão de portas abertas acolhendo as mulheres e realizando exames preventivos e mamografia.

(Agência Brasília)

 

Read Previous

Tatá Werneck posta foto de Rafael Vitti com filha nos braços

Read Next

Defesa Civil emite alerta de chuvas fortes em regiões do DF

Follow On Instagram