Um dos precursores dos festivais de pipas ao redor do mundo, o português Mário de Carvalho foi homenageado neste domingo, dia 9 de outubro de 2022, na cidade de Pirenópolis, Goiás.
Veja também
Gustavo Mendanha vota em Aparecida e em seguida acompanha votação de aliados em Goiânia e Rio Verde
Mário é um dos idealizadores da iniciativa ‘One Sky, One World’ (tradução livre: um céu, um mundo) que tem o objetivo de colorir o céu de diversos países com pipas em defesa da paz mundial. O festival é realizado sempre no segundo domingo de outubro em vários lugares do mundo.
A responsável por homenagear Mário em terras goianas foi sua esposa Andrea Barcat. A história de amor do casal passa por Piri, local em que eles construíram uma casa. Como o português faleceu há 1 ano e meio, Andrea escolheu a cidade para exaltar a sua memória.
“Essa é uma das formas que encontrei para mantê-lo vivo”, declarou.
Aproveitando o pouco vento que fazia na manhã deste domingo, Andrea iniciou sua homenagem de forma solitária. Ela contava apenas com a companhia de sua cachorrinha, que, coincidentemente, atende pelo nome de Pipa, até ser descoberta pelo nosso editor-chefe, que estava acompanhado de seus filhos e outras crianças.
Ao ver a aproximação de crianças, Andrea Barcat mudou o semblante e o sorriso logo lhe veio ao rosto, pois, naquele momento, ela passou a executar aquilo que aprendera com Mário: unir as pessoas por meio das pipas.
Enquanto Andrea ajustava uma das pipas, um morador se aproximou e pediu para participar. Assim que a pipa ficou pronta, ela a entregou para que o rapaz a subisse. Em seguida, Andrea ajustou uma outra pipa no formato de borboleta para que as crianças se divertissem.
E a homenagem feita pela esposa de Mário de Carvalho aconteceu da forma que ele idealizou seu projeto: unindo pessoas.
“O Mário quando fazia oficinas para ensinar crianças a fazer pipa, ele sempre destacava que a pipa que surgiu como instrumento de guerra (na China), hoje se tornou um instrumento de promoção da paz”, observou Andrea.
Sobre o OSOW
O “One Sky, One World” ocorreu simultaneamente em dezenas de países neste domingo com o objetivo de pregar a defesa da paz mundial. A iniciativa foi lançada em 1985.
Em Portugal, terra natal de Mário de Carvalho, foi realizado o festival na praia de Carcavelos, situada na União das Freguesias de Carcavelos e Parede.
A programação incluía o lançamento de pipas gigantes, alguns únicos no mundo, por cerca de 30 praticantes, bem como a iniciação de dezenas de crianças. Além de voos acrobáticos sincronizados e ateliês para pintar, montar e lançar pipas.
Fotos: José Fernando Vilela/Expressão Brasiliense