Por José Fernando Vilela – Expressão Brasiliense
Desde que o então prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, anunciou que será candidato ao governo de Goiás nas eleições de outubro, a sua rede de apoiadores e aliados não para de crescer em todo o estado. No último sábado (19), ele esteve em Brasília para uma conversa com o presidente Jair Bolsonaro, do PL, e Mendanha sinalizou que pode estar a caminho da legenda do capitão.
Veja também
Goiás trabalha para tornar Feira Hippie e Cavalhadas Patrimônio Cultural do Estado
Sem sigla partidária desde setembro de 2021, Gustavo Mendanha está correndo contra o tempo para ingressar numa legenda até o prazo estipulado pela Justiça Eleitoral e ir para o embate contra Ronaldo Caiado, do União Brasil, atual governador de Goiás.
Mendanha já conta com o apoio de seis partidos e tem articulado para fechar aliança com o ex-governador Marconi Perillo, do PSDB. O tucano tem dito nos bastidores que o prefeito de Aparecida será o seu candidato, porém, falta os dois acertarem alguns detalhes e bater o martelo.
Mesmo sem mandato, Marconi Perillo ainda exerce uma grande influência na região do Entorno e tem como ajudar Gustavo Mendanha a crescer politicamente nas 29 cidades goianas circunvizinhas ao DF. Muitos analistas avaliam que o Entorno tem peso para decidir uma eleição.
Já em relação ao apoio do presidente Jair Bolsonaro, Mendanha tem se aproximado dele por meio de parlamentares goianos que fazem parte do seu projeto político. O encontro de sábado contou com o aval de Valdemar Costa Neto que manifestou interesse em ter Gustavo Mendanha filiado ao PL.
Segundo fontes, Bolsonaro e Caiado já não estão mais tão próximos e com a possibilidade de Gustavo Mendanha se filiar ao partido bolsonarista, certamente, ele contará com a ajuda do capitão em Goiás.
Além de trabalhar para ter Marconi e Bolsonaro ao seu lado, Mendanha já possui o apoio de uma legião de prefeitos e ex-prefeitos que não estão com Caiado e também da ala emedebista contrária a união com o atual governo para que o presidente da legenda, Daniel Vilela, seja o candidato a vice na chapa caiadista.
O crescimento da onda Mendanha preocupa apoiadores de Ronaldo Caiado, pois o nome do prefeito de Aparecida, que já foi secretário de Esporte e Lazer do falecido Maguito, está sendo comentado e lembrado em todas as 246 cidades goianas.
Aos poucos, Gustavo Mendanha está se tornando uma ameaça real ao atual governo. Na região do Entorno do DF, prefeitos e ex-prefeitos já estão mobilizados em prol da campanha de Mendanha.Se continuar nesse ritmo, o político de Aparecida pode assumir o lugar de Caiado no Palácio das Esmeraldas em janeiro de 2023.