• 22/11/2024

Caiado recebe segunda dose de vacina contra Covid-19

Governador destaca importância de seguir calendário de imunização. “Produção de anticorpos não autoriza você a deixar de cumprir protocolos”, pondera. Secretário estadual da Saúde, Ismael Alexandrino diz que está prevista chegada de mais um lote de imunobiológicos na quinta-feira (22/04)

O governador Ronaldo Caiado completou, nesta terça-feira (20/04), o ciclo de imunização contra a Covid-19 ao receber a segunda dose da vacina CoronaVac, na Escola Rotary Goiânia Oeste, em Goiânia. Caiado tem 71 anos e tomou a primeira dose no dia 23 de março, na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), dentro do calendário voltado ao grupo prioritário de idosos.

Veja também

Governo de Goiás lança pacote para reformar sete rodovias do Entorno do DF

No posto de vacinação, o governador pediu que todos se atentem aos prazos. Mais de 46 mil goianos ainda não completaram a prevenção contra a doença. “Isso é um sonho de todos nós”, definiu ao reiterar a necessidade de seguir as recomendações de segurança sanitária, mesmo após a proteção vacinal. “Depois da primeira dose, 45 dias após, você já tem uma produção de anticorpos, mas isso não autoriza a deixar de cumprir os protocolos”, ponderou.

Leia também   Brasileiros vacinados poderão entrar nos EUA a partir de novembro

“A nossa preocupação é avançarmos, o máximo possível, na vacinação, porque há perspectiva de se ter uma nova onda”, alertou. Neste sentido, Caiado intensificou o trabalho para ampliar ainda mais a oferta de imunobiológicos em Goiás e no país. Na última sexta-feira (14/04), em reunião com a Organização das Nações Unidas (ONU), o governador solicitou à secretária-geral adjunta Amina Mohammed que a entidade trabalhe ativamente para que o Brasil e demais países sejam autorizados a produzir, mediante o pagamento de royalties, o ingrediente farmacêutico ativo (IFA) das vacinas contra a Covid-19.

A ONU anunciou que vai antecipar ao Brasil o repasse de 4 milhões de doses, que devem chegar ainda neste mês de abril, e mais 4 milhões em maio pelo consórcio Covax Facility.

Leia também   Exército faz exposição na Praça dos Cristais em Brasília

O secretário de Estado de Saúde, Ismael Alexandrino, acompanhou o governador na vacinação e sinalizou a chegada de uma nova remessa de imunizantes, provavelmente na próxima quinta-feira (22/04). O Ministério da Saúde ainda não definiu o quantitativo que será destinado, mas a expectativa é avançar na imunização de idosos e iniciar as pessoas com comorbidades.

“O que modificou é que pessoas com síndrome de down e do espectro autista foram incluídas”, acrescentou. O secretário municipal de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso, também esteve presente no local.

Vacinação em Goiás
Segundo levantamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), o Estado já recebeu 1.557.880 imunizantes, sendo 1.186.680 da CoronaVac e 371.200 da AstraZeneca. Do total, mais de 93% já foram distribuídos aos municípios goianos, somando 1.460.530 doses.

Leia também   Contribuintes começam a receber declaração pré-preenchida do IR

Em todo o Estado, já foram aplicadas a primeira dose da vacina contra Covid-19 em 739.403 pessoas, e a segunda, em 242.218.

Fotos: Cristiano Borges e Júnior Guimarães

(Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás)

Read Previous

Como deixar a família toda ativa em tempos de isolamento

Read Next

Anvisa autoriza uso emergencial de coquetel contra a covid-19