A sensação de abandono constatada pelos moradores das cidades goianas próximas ao Distrito Federal, cuja a região é chamada de Entorno, por parte do governo de Goiás, agora está mais do que oficializada. Na quinta (5), o governador do estado, Ronaldo Caiado, do União Brasil, sancionou a lei complementar nº 181, que cria a Região Metropolitana do Entorno do DF.
Veja também
Prazo para renovar carteira de habilitação volta a ser de 30 dias
Com a nova legislação, as cidades de Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás vão poder receber recursos do governo do Distrito Federal (GDF) e do governo federal.
A nova lei de Caiado confirma que essas cidades do Entorno estão cada vez mais distantes de Goiânia, capital do estado ao qual esses municípios pertencem, mas que o atual governador faz questão de deixá-los abandonados.
O próprio secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, reconhece os problemas existentes no Entorno e a falta de investimentos por parte da atual administração.
“Por determinação do governador Ronaldo Caiado, estamos enfrentando de frente problemas históricos que se mostram como entraves para o desenvolvimento de algumas regiões do estado. E a região do Entorno do DF sofre há décadas com a falta de um olhar mais estratégico e humano para os problemas comuns, como transporte coletivo, saneamento, gestão de recursos sólidos, saúde”, explica o secretário.
A falta de compromisso com a região do Entorno é tanta que a solução encontrada por Ronaldo Caiado foi permitir que Ibaneis Rocha, governador reeleito do DF, e o recém-empossado presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, façam pelos municípios goianos e sua população, o que ele não tem coragem de fazer.
Se continuar desse jeito, o caminho natural será transferir essas cidades para o DF ou o governo federal decretar um interventor federal para cuidar da região do Entorno. Dessa vez, o ‘coroné’ Caiado deu o tiro errado.
(Expressão Bras