• 27 de outubro de 2020

Sorrir pode melhorar a perspectiva geral das situações

Sorrir pode levar a mente a ser mais positiva, de acordo com um novo estudo da University of South Australia, na Austrália, que descobriu que o simples ato de mover os músculos faciais em um sorriso pode fazer a pessoa a ver o mundo de forma mais positiva.

Os pesquisadores estudaram como as pessoas interpretam várias imagens de expressões faciais e corporais que variam de alegria a tristeza, com base no fato de estarem sorrindo ou não. O estudo envolveu 256 voluntários do Japão, Polônia, Espanha e Suécia. Os participantes foram solicitados a segurar uma caneta entre os dentes, um ato que força os músculos faciais a replicar os movimentos de um sorriso.

Leia também   Com medo de demissão, 40% dos brasileiros empregados procuram novos cargos

Em seguida, eles viram imagens de expressões faciais que variavam de careta a sorrir, e vídeos de uma pessoa caminhando em posições diferentes, variando de “caminhada triste” a “caminhada feliz”. Os participantes assistiram a cada imagem ou vídeo com e sem a caneta nos dentes e avaliaram se a emoção evocada era “feliz” ou “triste”.

Os autores observaram que os participantes eram mais propensos a ver uma gama mais ampla de imagens e vídeos como “felizes” quando eles próprios sorriam. Os resultados sugerem que todos, principalmente aqueles que sofrem de problemas de saúde mental como ansiedade e depressão, podem se beneficiar com o simples ato de sorrir.

Leia também   Síndrome rara e mortal afeta crianças com covid-19 e faz vítimas no Brasil

Fonte: Experimental Psychology. DOI: 10.1027/1618-3169/a000470.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Avatar

Destaque DF

Read Previous

Sábado é dia vacinar e atualizar carteiras de crianças e adolescentes

Read Next

Envelhecimento precoce: cuide da pele de acordo com a sua idade