Depois do feriado da Sexta-feira Santa (ou Paixão de Cristo), que ocorreu no fim de semana, muitas pessoas já estão ansiosas pelo próximo feriado prolongado. No entanto, em 2024, haverá poucos feriadões desse tipo. Conforme o calendário do governo federal, o próximo feriadão será apenas em novembro.
O feriado da Proclamação da República, em 15 de novembro, cairá em uma sexta-feira. Antes dessa data, todos os feriados nacionais ocorrerão aos sábados, domingos ou durante a semana. No total, sete feriados serão nos fins de semana (Tiradentes, Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida e Finados) ou às quartas-feiras (Dia do Trabalho, Consciência Negra e Natal).
Em 2024, o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, passou a ser feriado nacional. A decisão foi aprovada pelo Congresso e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Anteriormente, essa data não fazia parte do calendário nacional e não era considerada um ponto facultativo nacional. Cabe ressaltar, que a possibilidade de folga estava sujeita à legislação municipal ou estadual.
Além dos feriados nacionais, o calendário brasileiro deste ano contará com oito pontos facultativos, nos quais os órgãos e entidades da administração pública federal não funcionarão. Nesses casos, estados e municípios poderão regulamentar os feriados.
Veja lista
- 21 de abril (domingo): Tiradentes
- 1º de maio (quarta-feira): Dia do Trabalho
- 30 de maio (quinta-feira): Corpus Christi (ponto facultativo)
- 7 de setembro (sábado): Independência do Brasil
- 12 de outubro (sábado): Nossa Senhora Aparecida
- 2 de novembro (sábado): Finados
- 15 de novembro (sexta-feira): Proclamação da República
- 25 de dezembro (quarta-feira): Natal
(Portal Terra)