Brasília entra na reta final da exposição Entre o traço e o tempo, que pode ser visitada até este domingo (27), na área externa do Café-escola Senac Casa de Chá, na Praça dos Três Poderes. A mostra reúne imagens, documentos e desenhos originais de Oscar Niemeyer, revelando ao público registros inéditos do acervo do arquiteto responsável por projetar a capital do país.
Montada ao ar livre, a exposição estabelece um diálogo direto entre o passado e o presente, proporcionando uma verdadeira imersão na história de Brasília e da própria Casa de Chá. Um dos grandes destaques são os croquis e traços originais de Niemeyer, apresentados pela primeira vez, que revelam aspectos pouco conhecidos da concepção urbanística e estética da cidade.

Fruto de uma parceria entre o Senac-DF e o Arquivo Público do Distrito Federal, a mostra é uma oportunidade rara para quem deseja revisitar a gênese da capital e compreender, em detalhes, a genialidade de Niemeyer na criação dos espaços que moldam a identidade de Brasília até hoje. “A exposição Entre o traço e o tempo é uma parada obrigatória para moradores e turistas interessados em arte, arquitetura e memória histórica”, destaca o diretor do Senac DF, Vitor Corrêa.
As fotografias revelam encontros da criação de uma cidade. Mostram o arquiteto diante de suas obras, acompanhando a concretização de um sonho de muitos, ao mesmo tempo monumental e delicado. As imagens também trazem a força dos candangos que acreditaram na epopeia de Brasília e deram vida a esse ideal. São registros de um tempo que se consolida cada vez mais no presente. Entre os destaques, estão registros raros e desenhos originais de Oscar Niemeyer, nunca antes exibidos ao público.

A Casa de Chá, inicialmente nomeada como Restaurante da Praça dos Três Poderes, é uma ideia que renasce na vida dos brasilienses. Discreta e visionária, é testemunha dessa travessia temporal. Hoje, administrada pelo Senac-DF em parceria com a Secretaria de Turismo do Distrito Federal, transforma-se em palco de experiências reais, onde o aprendizado profissional, o sabor e a cultura conectam passado e presente de forma viva e cotidiana.
Serviço:
📍 Entre o traço e o tempo
📅 Até 27 de julho
🕒 Visitação livre, diariamente
📌 Área externa da Casa de Chá – Praça dos Três Poderes
🎟 Entrada gratuita
📚 Realização: Senac-DF e Arquivo Público do DF