• 05/05/2024

Receita adia prazo da entrega da declaração do IR para 31 de maio

Receita Federal informou nesta segunda-feira, 2, que prorrogou o prazo para a entrega da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda das Pessoas Física 2021 do dia 30 de abril para o dia 31 de maio de 2021. Desta maneira, os contribuintes terão mais dias para enviar a declaração.

Veja também

Tinha terrenos, casei e separei. Posso deixar a herança só para a filha?

Em nota, a Receita explicou que as prorrogações foram promovidas como forma de suavizar as dificuldades impostas pela pandemia do coronavírus.

“A medida visa proteger a sociedade, evitando que sejam formadas aglomerações nas unidades de atendimento e demais estabelecimentos procurados pelos cidadãos para obter documentos ou ajuda profissional. Assim, a Receita Federal contribui com os esforços do governo federal na manutenção do distanciamento social e diminuição da propagação da doença.”

Leia também   PARCERIA INÉDITA | BRB é o banco oficial da CASACOR 2023

Em razão do adiamento, o cidadão que deseje pagar o imposto via débito automático desde a 1ª cota deverá solicitá-lo até o dia 10 de maio. Quem enviar a declaração após esta data deverá pagar a 1ª cota por meio de DARF, gerado pelo próprio programa, sem prejuízo do débito automático das demais cotas.

Para aqueles que não optarem pelo débito automático, os DARFs de todas as cotas poderão ser emitidos pelo programa ou pelo Extrato da Declaração, disponível no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), acessado através do site da Receita Federal em www.gov.br/receitafederal.

Leia também   Hemocentro promove campanha Junho Vermelho para manter estoque de sangue estável

Também foram prorrogados para 31 de maio de 2021 os prazos de entrega da Declaração Final de Espólio e da Declaração de Saída Definitiva do País, assim como, o vencimento do pagamento do imposto relativo às declarações.

(Portal Exame)

Read Previous

Saiba como funciona a ECMO, terapia que auxilia pacientes graves com covid

Read Next

Protocolos rígidos do Iges-DF evitam contaminação