• 29/04/2024

Saiba como funciona a ECMO, terapia que auxilia pacientes graves com covid

Com capacidade de funcionar como um pulmão ou coração artificial a terapia de Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO) é um procedimento de alta complexidade usado em casos graves de comprometimento respiratório ou cardíaco, após o paciente ter sido submetido a outros tratamentos que não reverteram o quadro clínico.

Embora não trate a condição que causou a insuficiência, oferece conforto ao paciente até que a equipe médica adote a melhor conduta. A técnica, que também pode ser usada em pessoas que aguardam a realização de um transplante de pulmão ou coração, atualmente está sendo utilizada em pacientes em estado muito grave de covid-19.

O humorista Paulo Gustavo foi submetido ao tratamento, por exemplo. A equipe médica afirmou ter optado pelo início da terapia com o objetivo de permitir a melhor recuperação da função pulmonar. Sem cobertura pelo Sistema Único de Saúde (SUS) o tratamento custa até R$ 100 mil.

Leia também   Saiba como evitar golpes para comprar ingressos de shows

A sigla ECMO significa Extracorporeal Membrane Oxygenation ou Oxigenação por Membrana Extracorpórea. Além dela, a sigla ECLS, que significa Extracorporeal Life Support ou Suporte de Vida Extracorpóreo, também é utilizada como referência à terapia que já é adotada há muitos anos.

“Essa terapêutica é usada desde a década de 1970. No início, era muito complexa e com grandes aparelhos. Foi sendo aperfeiçoada. O aumento do uso nacional e internacional ocorreu há dez anos com o surto de H1N1. Começou a ser usada com maior frequência e, agora com a pandemia, começou a registrar maior utilização também”, explica Paulo Manuel Pêgo Fernandes, cirurgião cardiologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, que no último ano usou a técnica em mais de 30 pacientes.

Leia também   Nova variante pode prejudicar a (lenta) recuperação do setor de viagens

Durante a realização da técnica, o sangue do paciente circula fora do corpo, por meio de cânulas, passa pela bomba e membrana e retorna oxigenado para o corpo. A terapia de Oxigenação por Membrana Extracorpórea é um procedimento usado em casos graves de comprometimento dos pulmões e do coração. O paciente pode ficar com o equipamento por um dia ou até mesmo por semanas ou meses.

Embora não trate a condição que causou a insuficiência pulmonar ou cardíaca, oferece conforto ao paciente. “O tratamento permite manter o paciente oxigenado em casos em que o pulmão já não é capaz de realizar a tarefa de oxigenação de maneira adequada, mesmo com o paciente intubado e recebendo oxigênio a 100%”, afirma Diego Gaia, cirurgião cardiologista do Hospital Santa Catarina.

Leia também   Pix terá pagamentos programados e troco em dinheiro

Segundo ele, durante o período de uso da ECMO, é possível promover um “descanso” aos pulmões, que passam a receber pressões baixas e quantidades menores de oxigênio, auxiliando na recuperação do paciente em tratamento. O mesmo benefício é observado com relação ao coração.

O tratamento com ECMO não está incorporado ao SUS, o que significa que ele não está disponível na rede pública. No caso dos planos de saúde, há obrigatoriedade de cobertura quando disponível nas unidades.

(Estadão Conteúdo)

Read Previous

Prazo para contestar auxílio emergencial negado termina hoje

Read Next

Receita adia prazo da entrega da declaração do IR para 31 de maio