Na noite de terça-feira (09), os jornalistas da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno (ABBP) entrevistaram o diretor superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal (Sebrae-DF), Valdir Oliveira. Durante a coletiva online, o dirigente falou dos desafios da instituição para incentivar o setor empresarial nesse período de pandemia.
Valdir Oliveira comentou que o Sebrae/DF está sofrendo juntos com os empresários da capital federal. Conhecido por ser um apoiador de primeira hora das pequenas e microempresas, a entidade vem trabalhando para ajudar o setor a se integrar em definitivo ao mundo digital e um dos maiores desafios apontados pelo dirigente é conseguir atender os empreendedores a linha de créditos mais acessíveis.
“Essa ação do acesso ao crédito é fundamental para que as empresas possam financiar o que chamamos de custo fixo, principalmente, agora nesse período de sobrevivência”, esclareceu. Entretanto, Valdir criticou a forma que os bancos lidam com os instrumentos que movimentam o mercado financeiro.
“Existe um conjunto de fatores que impede que os bancos facilitem o acesso ao crédito. Faltam aos bancos a coragem de assumir riscos e eles atuam tendo como base as garantias. Foi aí que decidimos (o Sebrae Nacional) ampliar o Fampe (Fundo de Aval às Micros e Pequenas Empresas). Nós vamos alavancar através desse fundo R$ 1,2 bilhão. Com isso, vamos atender as operações dos micros e pequenos empresários que precisam dessa garantia. O Sebrae vai apresentar a garantia por eles”, destacou.
O superintendente disse ainda que a instituição almeja que o Fampe também seja utilizado pelo Banco de Brasília (BRB). “A nossa diretoria vai se reunir para que possamos viabilizar a oportunidade do BRB operar com parte desse fundo e atender os nossos micros e pequenos empreendedores”, revelou Valdir Oliveira.
Assista a íntegra da entrevista do dirigente do Sebrae-DF:
Sala de Imprensa ABBP com Valdir Oliveira (Sebrae-DF)
Fabiana Oliveira