• 01/05/2024

Operação coordenada pela SSP/DF faz 220 abordagens no fim de semana

A ação tem caráter permanente, com foco na redução de crimes contra a vida

Pelo terceiro final de semana consecutivo, a operação 5º Mandamento foi realizada em diversas regiões do Distrito Federal. De sexta a domingo, representantes das forças de segurança, do DF Legal e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF) estiveram em Taguatinga, Recanto das Emas, Paranoá, Samambaia, Vicente Pires e Brazlândia. Coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF), a ação tem caráter permanente com foco na redução de crimes contra a vida.

De acordo com o secretário-executivo de Segurança Pública, delegado Júlio Ferreira, o foco da Operação é a prevenção e repressão de crimes diretamente relacionados aos crimes violentos contra a vida, como o tráfico de drogas e o porte ilegal de arma. “Nosso objetivo é preservar vidas. Para isso, de forma integrada, as forças de segurança e demais órgãos realizam, de forma preventiva, abordagens em pessoas, veículos e comércios. Isso causa um impacto positivo na segurança da sociedade e faz parte de ações estratégicas da Segurança Pública para manter a redução de crimes conquistados no primeiro semestre deste ano”.

Nosso objetivo é preservar vidasDelegado Julio Ferreira, secretário executivo de Segurança Pública

As polícias Militar (PMDF) e Civil (PCDF) realizaram conjuntamente 220 abordagens. Em cada abordagem foi realizada a checagem de documentação como carteira de habilitação e registro do veículo, além de casos de mandados de prisão em aberto ou foragidos. “Esse é um trabalho conjunto e complementar entre as polícias. É de fundamental importância que essa verificação seja feita para que possamos tirar das ruas indivíduos com alguma pendência criminal”, explica o subsecretário de Operações Integradas (SOPI), coronel Márcio Vasconcelos.

Leia também   As aulas estão suspensas, mas os reparos não param

O Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) realizou 11 autuações por alcoolemia. Quatro condutores foram flagrados dirigindo inabilitados. Além disso, o Departamento recolheu seis veículos para o depósito e verificou três carteiras de habilitação vencidas. O DER/DF realizou 12 notificações.

Bombeiros militares passaram orientações a comerciantes locais sobre documentação e saídas de emergência. Três notificações foram dadas a donos de estabelecimentos que não cumpriam as normas exigidas.

DF Legal

O DF Legal fiscalizou 39 estabelecimentos nas seis regiões. Do total, oito comércios apresentavam irregularidades e foram notificados. Quatorze deles foram fechados. Foram feitas 11 interdições e aplicadas quatro multas.

Leia também   BRB e AMERICANET firmam parceria negocial para oferta de produtos financeiros

A operação

Os locais de realização da 5º Mandamento são definidos com base em levantamentos e análises das Subsecretarias de Inteligência (SI) e de Gestão da Informação (SGI), que mapearam locais, dias e horários e locais de maior incidência de cada crime. A coordenação é feita pela Subsecretaria de Operações Integradas (SOPI).

(Agência Brasília)

Read Previous

“Existe muita confiança do presidente em mim”, diz Guedes

Read Next

Anvisa autoriza testes no Brasil com potencial vacina contra Covid-19 da Johnson & Johnson