• 20/06/2024

Novas tendas de acolhimento da dengue ultrapassam 2,1 mil atendimentos

Mais de 2,1 mil atendimentos foram realizados nas quatro novas tendas de acolhimento a pacientes com dengue desde a última quinta-feira (11). As unidades foram inauguradas pelo Governo do Distrito Federal (GDF) no Guará, Gama, Paranoá – sendo que estas funcionam 24 horas – e em Planaltina, entregue neste domingo (14). Uma nova unidade será disponibilizada nesta terça-feira (16), em Ceilândia.

A tenda de Planaltina funciona diariamente, das 7h às 19h, e foi instalada no estacionamento do hospital regional da cidade. A unidade foi criada para realizar 150 atendimentos por dia, oferecendo suporte desde a triagem a consultórios, farmácia e sala de hidratação. No entanto, logo no dia de inauguração, o espaço alcançou 186 atendimentos, sendo que um deles precisou ser levado para tratamentos mais complexos.

Leia também   Novas creches e escolas reforçam a preocupação com a Educação

Em Ceilândia, a nova tenda funcionará no estacionamento do Hospital Regional de Ceilândia (HRC). Essa será a segunda da região; a primeira fica na Administração Regional de Ceilândia. As duas têm funcionamento diário, das 7h às 19h.

Ao todo, a capital contará com 20 estruturas de assistência a casos da doença: três com atendimento 24 horas e outras 17 com funcionamento das 7h às 19h. Destas, seis estão em fase de instalação. “Erguidas ao lado de unidades de saúde, as tendas vão reduzir o tempo de espera e ampliar o acesso da população ao atendimento, com um curto tempo de espera, diagnóstico rápido e o tratamento, como hidratação e remoção para outros locais, caso haja necessidade”, aponta a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.

Leia também   Mais de 400 motoristas foram autuados por embriaguez

Os espaços funcionam com estrutura semelhante a de hospitais de campanha e estão estrategicamente posicionados perto de hospitais regulares, unidades de pronto atendimento (UPAs) e unidades básicas de saúde (UBSs) a fim de garantir um atendimento mais célere dos pacientes sintomáticos da doença e, consequentemente, reduzindo a pressão sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).

Desde o início do ano, o GDF já tinha instalado tendas de acolhimento a pacientes com suspeita de dengue em nove administrações regionais: Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol, Samambaia, Sobradinho, São Sebastião, Estrutural, Recanto das Emas, Brazlândia e Santa Maria. As instalações atendem diariamente, das 7h às 19h.

Confira os horários e endereços das tendas que já atendem 24h
→ Guará: em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) 1
→ Gama: estacionamento do Hospital Regional do Gama (HRG)
→ Paranoá: estacionamento do Hospital da Região Leste (HRL)

Leia também   Com um mês de funcionamento, Túnel Rei Pelé reduz tempo de trânsito

Veja as regiões administrativas com novas tendas de acolhimento com funcionamento diário, das 7h às 19h
→ Planaltina: estacionamento do Hospital Regional de Planaltina (HRP) (já em funcionamento)
→ Ceilândia: estacionamento do Hospital Regional de Ceilândia (HRC) (inauguração nesta terça-feira, 16/4)
→ Plano Piloto: estacionamento do Hospital Regional da Asa Norte (Hran)
→ Vicente Pires: estacionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA)
→ Taguatinga: estacionamento do ambulatório do Hospital Regional de Taguatinga (HRT)
→ Águas Claras: estacionamento da UBS 1 do Areal
→ Samambaia: estacionamento da UBS 7
→ Varjão: atrás da UBS 1

(Agência Brasília)

Read Previous

Governadores discutem renegociação de dívidas com presidente do Senado

Read Next

MP-SP deflagra operação contra grupo ligado ao PCC suspeito de fraudar licitações em todo o estado