O prazo para matrículas na rede pública de ensino do Distrito Federal foi prorrogado até a próxima sexta-feira (1°). Inicialmente, o período de inscrições se encerraria no dia 24 de outubro.
As vagas valem apenas para novos alunos – que ainda não estão matriculados. Para os estudantes que já frequentam a escola, os procedimentos e prazos de renovação da matrícula e remanejamentos são divulgados nos colégios, aponta a Secretaria de Educação.
A pasta também alerta que pais, responsáveis e estudantes não precisam ir até as escolas para garantir a vaga. A matrícula é feita pela internet ou por meio do telefone 156.
“Não adianta se inscrever nos dois canais – site e 156. Valerá apenas a primeira inscrição realizada”, explica o GDF.
Quando serão divulgados os resultados?
Os resultados serão divulgados no dia 19 de dezembro, no site da Secretaria de Educação. Somente em janeiro será necessário ir ao colégio para efetivar a matrícula, assegura a pasta.
Quem pode ser matriculado?
- As crianças com 4 anos de idade têm assegurado o direito à matrícula para ingressar no Primeiro Período da Educação Infantil;
- As crianças com 5 anos completos, ou a completar até 31 de março, têm garantido o ingresso no Segundo Período da Educação Infantil (pré-escola);
- Para ingressar no 1º Ano do Ensino Fundamental, a criança deve ter 6 anos de idade completos até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula;
- A criança que completar 6 anos de idade após o dia 31 de março será matriculada na Educação Infantil.
Quais são os documentos necessários para fazer a matrícula?
Para fazer a matrícula é preciso ter os seguintes documentos:
- CPF do estudante
- CEP de onde mora ou do trabalho dos pais ou do responsável legal
Também é preciso informar:
- Nome completo do estudante
- Data de nascimento do estudante
- Nome da mãe, do pai ou do responsável legal
- Telefone para contato
- Ano pretendido da etapa de ensino
Após terminar o prazo de inscrições, a Secretaria de Educação fará o cruzamento de dados entre as vagas disponíveis e as solicitações de matrícula.
“Os novos estudantes serão alocados nas unidades mais próximas do endereço informado no momento da inscrição”, diz a Secretaria de Educação.
A pasta aponta que é importante fazer o cadastro e não esperar pelas vagas remanescentes. “O aluno corre o risco de acabar matriculado em uma escola distante do endereço onde mora ou onde os pais ou responsáveis trabalham”, lembra a secretaria.
O que acontece com quem perder o prazo de inscrição?
Quem perder o prazo para se inscrever – que vai até 1º de novembro – poderá ter que estudar longe de casa, alerta a Secretaria de Educação.
“Os alunos que perderem o período terão que disputar as vagas remanescentes, em janeiro.”
Nesse caso, explica a pasta, serão oferecidas as vagas que restaram nas escolas onde o preenchimento não foi completo.
Educação de Jovens e Adultos
Os estudantes com mais de 15 anos que não terminaram o ensino fundamental e os maiores de 18 anos que não concluiram o ensino médio podem se inscrever para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A matrícula também deve ser pela internet ou pelo telefone 156.
O prazo é o mesmo: até 1º de novembro. Segundo a Secretaria de Educação, todas as regionais de ensino do Distrito Federal oferecem turmas para jovens e adultos que querem retomar os estudos.
(G1)