• 26/04/2024

“ Enquanto durar a pandemia, a Secretaria (de Saúde) sempre estará abrindo leitos”, garante o secretário de Saúde do DF

Na tarde desta quarta-feira (19), em entrevista coletiva promovida pelo Governo do Distrito Federal (GDF), o secretário de Saúde, Francisco Araújo, falou das últimas ações de sua pasta no combate ao coronavírus. A coletiva foi transmitida pelas redes sociais do GDF.

O secretário falou sobre um dos assuntos que mais preocupam a população do DF, que é a quantidade de leitos de UTI disponíveis na rede pública para tratar pacientes com o vírus. Segundo Francisco, o DF hoje se aproxima dos mil leitos, somados os de cuidados intermediários com suporte ventilatório e os da unidade de cuidados intermediários neonatal, contabilizando os da Secretaria de Saúde e da rede privada.

“Não há falta de leitos. Nunca faltou leitos. Não vai faltar leitos”, garantiu Araújo.

Atualmente, a saúde pública do DF conta com 739 leitos com suporte de ventilação mecânica que são exclusivos para os casos de covid-19. A taxa de ocupação nesta quarta é de 70,16%. Já os leitos de enfermaria somam 533 e a taxa de ocupação é de 80,86%.

Leia também   Desfile de 7 de Setembro altera trânsito na Esplanada dos Ministérios

Para enfrentar a covid-19, o GDF conta hoje com leitos no Hospital de Campanha do Mané Garrincha, no Hospital de Campanha da Polícia Militar, na unidade acoplada ao Hospital Regional de Ceilândia (HRC), além dos que são contratados junto a iniciativa privada. O Destaque DF perguntou ao secretário se o GDF tem a intenção de aumentar as unidades temporárias (hospitais de campanha) para atender a demanda da população. O chefe da pasta da saúde assegurou que “enquanto durar a pandemia, a Secretaria (de Saúde) sempre estará abrindo leitos”.

O gestor destacou que o Distrito Federal possui uma das menores taxas de letalidade do País devido o número de mortes não estar aumentando, como se vê em outras unidades da Federação.

Leia também   Educação recebe 14 mil máscaras e álcool gel para volta às aulas

Finalizando sua participação, Araújo destacou que o GDF está trabalhando para que a população seja assistida, mas reforçou que é fundamental a colaboração e conscientização da parte de todos para que não ocorra o aumento do contágio da covid na capital federal.

A coletiva contou com a participação dos secretários de Governo, José Humberto Pires de Araújo, da Casa Civil, Gustavo do Vale Rocha, de Educação, Leandro Cruz e de Economia, André Clemente.

Por Fabiana Oliveira

* É proibida a reprodução desta matéria sem a expressa autorização deste veículo.

Read Previous

Governo de Goiás e OVG promovem atendimento psicológico online a idosos

Read Next

Guedes diz que Senado deu “péssimo sinal” ao derrubar veto a reajustes