• 25/04/2024

DF registra redução de mortes no trânsito

Abril teve o menor número de óbitos registrados em 2021

De acordo com um levantamento do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), no mês de abril foram registradas oito mortes no trânsito do DF, esse é o menor número contabilizado em 2021. Os dados são preliminares, mas indicam uma redução de 33,3% no número de óbitos em comparação ao mesmo período do ano passado, quando 12 pessoas morreram vítimas de acidentes de trânsito.

Segundo o levantamento, no mês de janeiro foram 11 óbitos, em fevereiro ocorreram 12 e em março 11. Totalizando 42 vítimas fatais no primeiro quadrimestre deste ano. Esse número é 26,3% menor que o registrado no período de janeiro a abril de 2020, quando 57 pessoas morreram em decorrência de acidentes de trânsito.

Leia também   Trecho da EPNB interditado nesta 2ª para obra no Viaduto do Riacho Fundo

O diretor-geral do Detran-DF, Zélio Maia, destaca que os números refletem o empenho do órgão em priorizar a educação. “As diretrizes da direção-geral têm a educação de trânsito como pilar de gestão, por isso, diversas atividades de conscientização e humanização têm sido realizadas, concomitantemente às operações de fiscalização”, afirma Maia.

Educação para o trânsito

O Detran-DF tem feito diversas atividades educativas com o objetivo de promover boas práticas no trânsito. Além de campanhas publicitárias na mídia, o Departamento tem investido na promoção de ações nas ruas, parques, ciclovias, escolas, bares e restaurantes. De janeiro a abril deste ano foram realizadas 79 atividades educativas que alcançaram um público de 29.905 pessoas.

Leia também   FALTAM DOIS | PCDF prende dois suspeitos de assassinar o padre Casemiro em Valparaiso de Goiás

As ações incluíram, por exemplo, blitzes educativas, palestras e distribuição de material. No último fim de semana, por exemplo, repentistas estiveram em bares nas regiões do Plano Piloto e do Sudoeste para conscientizar os frequentadores sobre os riscos de dirigir após o consumo de bebida alcoólica.

Para Zélio Maia as atividades educativas, atreladas à fiscalização de trânsito, têm sido fundamentais para a queda no quantitativo de mortes no trânsito. “As estatísticas são resultado do trabalho contínuo que prioriza ações de conscientização e fiscalização de trânsito, visando inibir a prática de infrações, principalmente à condução de veículo após o consumo de bebida alcoólica, o que eleva o risco para a segurança viária”, destaca o diretor-geral.

Lei Seca: cresce 19,5% o número de autuações em 2021

Desde o início do ano, o Departamento de Trânsito tem intensificado as blitzes e os patrulhamentos. Além disso, tem atuado em diversas ações de fiscalização de trânsito em parcerias com outros órgãos, como na Operação Toque de Recolher.

Leia também   Enfermeiros poderão prescrever medicamentos e solicitar exames

Segundo dados preliminares, de janeiro a abril deste ano foram registradas 6.386 infrações por dirigir veículo após o consumo de bebida alcoólica. Em 2020, no mesmo período, foram 5.340 infrações. Isso significa que no primeiro quadrimestre de 2021 houve um aumento de 19,5% nas autuações de condutores por dirigir sob a influência de álcool ou outras substâncias psicoativas. O balanço inclui o total de infrações registradas pelo Detran-DF, DER-DF e PMDF.

(Detran – DF)

Read Previous

Investimentos do Governo de Goiás em Luziânia somam mais de R$ 48 milhões

Read Next

Flávia Arruda (PL) sonha com apoio do Planalto para concorrer ao GDF em 2022, mas enfrenta resistência de bolsonaristas