O brasiliense deve esperar mais calor nesta terça-feira (17/9). A máxima do dia chegará 34°C e dever ocorrer entre 15h e 16h. O céu ficará claro com poucas nuvens e ligeiramente nublado no período da tarde. O tempo no Distrito Federal permanece quente e seco. A dica é se manter hidratado enquanto a chuva ainda não chega.
A temperatura mínima em Brasília hoje (17/9) foi menor do que a registrada na segunda-feira (16/9), chegando a 11°C entre as 6h e 7h. A variação da umidade ficará entre 15% e 70%, atingindo as menores marcas por volta de meio-dia. A tendência é que esta previsão se mantenha até o final de semana.
Segundo o meteorologista Heráclio Alves, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a expectativa era que chuva chegasse na segunda quinzena de setembro, contudo, as águas devem cair mesmo em outubro e, mesmo assim, com certa irregularidade. “Neste mês, existe uma possibilidade de chuva para depois do dia 25 de setembro, mas pode ou não ocorrer”, acrescentou o meteorologista. Em 4 de setembro deste ano, o brasiliense viveu o dia mais seco ano ano.
Dicas
Com o tempo seco e o calor, especialistas alertam para a necessidade de reforçar a hidratação e evitar atividades físicas ao ar livre nos períodos mais quentes, como o meio da manhã e da tarde. Como nessa época do ano são comuns as doenças respiratórias, também preciso manter a casa ventilada. Para compensar um pouco a baixa umidade do ar, a Defesa Civil recomenda à população que espalhe toalhas molhadas pelo quarto.
Quando a umidade cai muito, a Defesa Civil emite avisos que são enviados para os moradores do DF cadastrados no sistema de alerta do órgão (Leia abaixo como se cadastrar). Os parâmetros para que esses avisos sejam emitidos são os seguintes:
Níveis de medição
Entre 21% e 30% por cinco dias consecutivos: estado de atenção
Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h;
Umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água;
Consumir água à vontade.
Entre 12% e 20% por dois dias seguidos: estado de alerta
Observar as recomendações do estado de atenção;
Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 17h;
Evitar aglomerações em ambientes fechados;
Usar soro fisiológico nos olhos e nas narinas.
Abaixo de 12% por dois dias seguidos: estado de emergência
Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta;
Interromper qualquer atividade ao ar livre entre 10h e 16h;
Manter os ambientes internos úmidos.
Para se cadastrar e receber os avisos da Defesa Civil, os interessados devem mandar o número do CEP para o número 40199.
Fonte: Correioweb