• 21/11/2024

iOS 17 chega nesta segunda-feira; veja como baixar e conheça novidades do sistema

O iOS 17, novo sistema operacional do iPhone, está disponível para download nesta segunda-feira, 18, e traz algumas novidades discretas para os usuários do celular. A Apple anunciou o sistema pela primeira vez em junho, durante a Worldwide Developers Conference (WWDC) 2023.

Veja também

Brasil vence Argentina na estreia do pré-olímpico de vôlei feminino

O iOS 17 chega logo após o anúncio da nova linha do iPhone 15, feito durante o evento Wonderlust, que aconteceu na terça-feira, 12. Abaixo, confira os dispositivos compatíveis com o novo sistema operacional, como baixá-lo e quais as novidades que ele traz para os usuários de celulares Apple.

Aparelhos compatíveis com iOS 17

Entre os modelos compatíveis com o iOS 16, atual sistema operacional da Apple, o iPhone 8 e o iPhone X não tem suporte para o iOS 17.

Veja os aparelhos que são compatíveis com a nova atualização, lembrando que os iPhone 15 chegará de fábrica com o iOS 17:

Como baixar o iOS 17 no iPhone?

Para instalar o novo sistema operacional da Apple no iPhone, vá a Ajustes, role a tela até encontrar a aba Geral e, em seguida, vá Atualização de software.

Na nova aba, o sistema vai mostrar se seu celular está atualizado e se há novas atualizações para instalar. Quando aparecer a opção de baixar o iOS 17, clique em Instalar e aguarde até que o download esteja completo.

Novidades do sistema operacional

Para saber se vale a pena baixar o novo sistema, confira algumas de suas principais novidades.

Aplicativo Journal

Uma das principais novidades do iOS 17 é a criação do Journal, uma espécie de diário. O aplicativo se baseia nas Fotos do usuário para sugerir momentos para recordação. Por meio dele, será possível escrever recados para serem lidos posteriormente e anotações a respeito de fotos, músicas ou eventos.

Leia também   5G estreia no Brasil na quarta-feira, com ativação de sinal em Brasília

O usuário conseguirá controlar quais informações ele quer compartilhar com o aplicativo. Todo o conteúdo do Journal será protegido com criptografia de ponta a ponta e apenas o dono da conta poderá acessá-lo.

Cartão de contato

Outra novidade do iOS 17 será a possibilidade de o usuário criar uma identidade visual para o seu próprio contato. Ele poderá criar um pôster utilizando uma foto pessoal ou um avatar, colorir o fundo e aplicar tipografias personalizadas. Esse pôster será o cartão de contato do usuário, que aparecerá na tela de outro aparelho quando ele receber alguma chamada.

Teclado

A Apple promete deixar a correção automática mais precisa com a nova atualização, já que o novo sistema vai aprender à medida que o usuário digita. Além disso, as palavras alteradas permanecerão grifadas por um período para que seja possível visualizar o que foi corrigido no texto. Caso o usuário opte pelo texto original, ele terá apenas que apertar o botão de reverter que aparecerá em cima da palavra modificada.

O aparelho também fará sugestões para complementar frases mais longas, de maneira semelhante às feitas pelo Gmail. Para aceitar a frase proposta, será preciso apenas pressionar a barra de espaço no teclado.

Leia também   PF prende ex-ministro da Educação e pastor próximo a Bolsonaro

StandBy

A partir do iOS 17, o iPhone poderá ter uma nova aparência quando estiver carregando. Ao girar o aparelho na horizontal enquanto plugado na tomada, a tela entrará em descanso e contará com informações úteis para o usuário. Uma possibilidade é que ela adquira a aparência de um relógio. A funcionalidade é baseada no modo standby do Apple Watch.

Novidades no FaceTime

Um dos recursos disponíveis na nova atualização será a possibilidade de gravar uma mensagem por vídeo ou áudio para uma chamada não atendida pelo FaceTime. A funcionalidade funcionará da mesma forma que um VoiceMail normal, mas poderá ser gravada por vídeo.

O iOS 17 também vai disponibilizar uma série de reações que podem ser ativadas por gestos com as mãos. Entre elas estão fogos de artifício, balões, confetes e corações que preenchem a tela.

Ainda a respeito do FaceTime, o iOS 17 vai permitir que as imagens das chamadas do FaceTime sejam visualizadas pela televisão por meio da Apple TV. Nesse caso, o telefone funcionaria apenas como câmera.

Siri

A partir do iOS 17 não será mais necessário dizer “Hey Siri” para ativar o auxílio por voz da Apple. Na nova atualização, basta dizer “Siri” para ativá-la. Outra novidade referente à plataforma é que, agora, o usuário poderá fazer mais de uma demanda para a Siri sem precisar reativá-la para cada novo pedido.

AirDrop

A Apple promete simplificar o funcionamento do AirDrop a partir do iOS 17. Será preciso apenas aproximar os dois aparelhos para iniciar o compartilhamento. Além disso, a partir do momento em que a transferência iniciar, ela não será pausada até que termine, mesmo se os aparelhos se distanciarem.

Leia também   “Instagram não é mais um app para compartilhar fotos”, diz chefe da rede

Outra função nova é o NameDrop, que possibilita que os usuários compartilhem seus contatos um com o outro apenas ao aproximar os aparelhos, de maneira semelhante à transferência de arquivos via AirDrop.

Mensagens

Com o iOS 17, a Apple promete lançar novidades para o aplicativo de mensagens, sendo que os dois principais dizem respeito à segurança. A partir da nova atualização, os códigos de verificação enviados para o telefone serão preenchidos automaticamente, sem que o usuário tenha que procurá-lo nas mensagens recebidas.

A segunda inovação é o desenvolvimento da ferramenta Check In, que envia uma notificação automática para familiares ou amigos do usuário após ele chegar com segurança ao seu destino. Caso o iPhone perceba que não há um progresso na rota em direção ao destino final, ele pergunta ao usuário se está tudo bem e, caso não receba uma resposta, envia uma notificação aos contatos de emergência com informações referentes à sua localização, nível de bateria e sinal de celular.

Será possível também transcrever áudios recebidos pelo aplicativo de Mensagens, mas não há previsão de que ele possa funcionar em aplicativos terceiros, como o WhatsApp.

A transcrição também poderá ser feita para ler voicemails de chamadas perdidas e que estiverem sendo gravados naquele momento.

(Estadão Conteúdo)

Read Previous

Banco do DF tem lucro de R$ 93 milhões no 2° trimestre deste ano

Read Next

Economia Governo prevê recuperar R$ 46 bilhões inscritos na dívida ativa