• 28/04/2024

Instagram lança “modo silencioso” para interromper notificações temporariamente

O Chefe do Instagram, Adam Mosseri, usou seu perfil oficial no Twitter para anunciar três mudanças da sua rede social. A primeira e mais relevante é a introdução do Quiet Mode (Modo Silencioso, em português), uma ferramenta que permite programar pausas nas notificações da plataforma. As outras duas são a ocultação de palavras para as recomendações e a seleção múltipla de posts que não interessam.

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Modo Silencioso do Instagram

Quando ativado, o Modo Silencioso interrompe o envio de notificações, muda o status do usuário e envia respostas automáticas para quem mandar mensagens diretas. A pessoa deve configurar uma hora de início e outra de término e o aplicativo cuidará do restante sozinho.

Este recurso parece ser muito útil para quem não deseja ser incomodado com mensagens diretas, curtidas ou comentários em posts do perfil pessoal durante o trabalho. Também pode ser utilizado por marcas ou criadores que tem na rede social seu ganha-pão, evitando os alertas durante o momento de descanso ou em reuniões.

A empresa disse que solicitará aos usuários adolescentes que ativem o recurso se estiverem usando o aplicativo no período noturno. Essa seria uma maneira de ajudar na desconexão para que os jovens tenham uma noite de sono mais tranquila.

Mais controle para usuários

O anúncio de Mosseri também inclui ferramentas de controle parental expandidas e gerenciamento das recomendações. As chamadas Hidden Words (Palavras ocultas, em tradução livre) já existem nas DMs e nos comentários, permitindo o bloqueio de interações que contenham palavrões ou termos definidos pelo usuário.

A novidade agora é que as palavras ocultas também passam a afetar o algoritmo de recomendação do Insta. Isso significa que a pessoa pode bloquear conteúdos considerados nocivos para si, como dietas e drogas, ou impedir o acesso a temáticas adultas para adolescentes, como sexo, doenças, violência e outras.

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Além disso, a rede social passa a oferecer também uma ferramenta para marcar múltiplos posts como “não interessado”. A pessoa pode pesquisar por um tema, por exemplo, e dizer para o algoritmo que não quer ver nada sobre aquilo, selecionando vários conteúdos de uma só vez.

A medida vai omitir imediatamente as publicações, aplicando um filtro de embaçado e o olho aberto cruzado, indicando a proibição. Por outro lado, o aviso apenas diz que o algoritmo vai “recomendar menos” posts como aquele, dando a entender que ainda podem ser mostrados algum conteúdo indesejado de maneira eventual.

As três ferramentas estão previstas para desembarcar no aplicativo para celular nesta quinta-feira (19) no mundo inteiro. Caso ainda não tenha chegado na sua conta, tente atualizar o Instagram para ver se resolve. Se mesmo assim não der certo, o jeito é esperar a liberação gradual feita pela plataforma.

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Mais controle e proteção para o usuário

Os anúncios de hoje são positivos porque dão um pouco mais de controle para as pessoas. Desde a implementação do algoritmo de recomendação, usuários do Insta e do Face se sentem um tanto quanto reféns de uma IA pensada para oferecer conteúdos interessantes, mas que nem sempre funciona da maneira esperada.

A rede social está preocupada em tornar o ambiente cada vez mais agradável para seus usuários, especialmente para os mais jovens. Recentemente, a Meta anunciou uma restrição ainda maior para anúncios direcionados a menores de 18 anos. A partir de fevereiro de 2023, não será possível segmentar propagandas por gênero voltadas para crianças no Facebook e no Instagram.

Em novembro do ano passado, a empresa anunciou um conjunto de recursos para melhorar a segurança dos adolescentes. Pessoas com menos de 18 anos devem receber mais sugestões de configurações de privacidade no Facebook, incluindo o bloqueio total de envio de fotos para prevenir a disseminação de imagens íntimas.

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