• 16/06/2024

Onda de calor: temperatura vai ficar acima da média na próxima semana; veja regiões afetadas

O Brasil pode ser impactado pelo calor e altas temperaturas a partir da próxima segunda-feira. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ao longo da semana os termômetros devem atingir marcas fora do padrão nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Nestas áreas, a temperatura pode chegar atingir os 40 °C até a tarde de quinta-feira.

“O Inmet alerta que a princípio a semana será quente, porém, nem todo calor se configura como uma onda de calor, já que para tanto é preciso obedecer alguns critérios técnicos”, disse o instituto em postagem no Instagram.

Leia também   Bolsonaro decide novo valor do Bolsa Família

O órgão considera uma onda de calor quando as temperaturas permanecem 5 °C acima da média durante 5 dias consecutivos. Neste caso, as temperaturas devem permanecer entre 3 °C e 5 °C acima da média ao longo do período. Porém, mesmo com o padrão de uma onda de calor, não podem ser considerada o fenômeno.

Como março é o período de transição entre o final do verão e o início do outono, as mudanças nos padrões meteorológicos podem ocorrer de forma repentina. Além disso, pode haver alterações significativas na previsão dos modelos numéricos de previsão de tempo.

Leia também   Governo atualiza normas para comprovação de vida de aposentados

Apesar da perspectiva do Inmet, o serviço meteorológico Climatempo alertou para a chegada da onda de calor na próxima semana. Segundo a previsão, o ar quente deve ganhar força na região do Chaco Paraguaio e norte da Argentina, as quais são áreas de alta pressão nos níveis médios da atmosfera, favorecendo a manutenção do ar quente sobre a região, já que este sistema desfavorece a formação de nuvens carregadas.

(Agência O Globo)

Read Previous

Alimentos que não parecem, mas engordam

Read Next

Fim dos cookies: como as marcas vão superar esse desafio para a publicidade digital?