• 27/04/2024

Anvisa aprova 1ª vacina contra vírus causador de bronquiolite no Brasil

Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou nesta segunda-feira (4) a primeira vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) no país.

Veja também

Pagamento do Bolsa Família em dezembro é antecipado; veja datas

Produzido pela empresa GSK (GlaxoSmithKline), o imunizante, chamado Arexvy, foi aprovado em maio nos Estados Unidos pela FDA, a agência americana que regulamenta drogas e alimentos, e é indicada para prevenção da doença do trato respiratório inferior por VSR.

Profissional de saúde aplica vacina contra o VSR em mulher em Los Angeles, Estados Unidos, em meio ao aumento de casos de hospitalizações e óbitos por doença respiratória. – Xinhua

Esta é a primeira vacina registrada no Brasil contra o VSR, o principal vírus causador da bronquiolite.

Leia também   Covid-19: número de mortes no país sobe para 136

A vacina foi aprovada para uso na população com mais de 60 anos. Ela é aplicada de forma intramuscular, em dose única.

Segundo dados da própria empresa, a vacina se mostrou eficaz também na faixa de 50 a 59 anos.

A vacina utiliza tecnologia de proteína recombinante, isto é, uma molécula que imita a proteína presente na superfície do vírus é fabricada e utilizada para estimular a produção de anticorpos, responsáveis pela imunidade.

Além da vacina, a Anvisa aprovou, no final de outubro, um tratamento contra o VSR, o nirsevimabe, indicado para proteger a doença respiratória com risco de hospitalização em bebês de até dois anos de idade.

Leia também   INSS oferece serviço expresso para entrega de documentação

Há, também, outro anticorpo monoclonal, o palivizumabe, também utilizado na prevenção de hospitalização por VSR de bebês.

Por fim, um imunizante aplicado em mulheres durante a gestação capaz de reduzir o risco de bronquiolite de bebês em sua primeira estação de vírus também foi aprovado pela agência americana neste ano.

Pfizer solicitou, em agosto, um pedido de registro à Anvisa de sua vacina indicada para gestantes que protege bebês contra bronquiolite, mas o pedido ainda segue em análise pela agência.

(Folha de São Paulo)

Leia também   Bolsonaristas radicais invadem Congresso, Planalto, STF

Read Previous

Novo programa ajuda servidores que têm renda comprometida em mais de 40%

Read Next

Juros recuam para o crédito rotativo e cheque especial