Recebeu algum e-mail dizendo que a sua encomenda não foi entregue, pedindo que você atualize seu endereço ou realize o pagamento de alguma taxa? Cuidado, é golpe! Os Correios emitiram um alerta sobre um novo golpe contra consumidores que fazem compras pela internet.
No novo golpe, os criminosos disparam uma mensagem simulando se tratar dos Correios e informam que haveria uma entrega retida por supostas taxas alfandegárias e que seria necessário o pagamento para liberação do produto.
Segundo os Correios, essas mensagens falsas chegam por SMS, e-mail ou por WhatsApp, com um link que leva a uma página falsa com a logomarca dos Correios, para que o pagamento seja feito.
Os golpistas também mandam avisos com informações detalhadas, como o endereço real de entrega e até o número verdadeiro do pedido feito pela vítima.
Como se proteger
Conforme orienta os Correios, para não cair em golpes, o ideal é que os clientes baixem o app dos Correios para acompanhar suas entregas. No aplicativo é possível rastrear encomendas e pagar tributos de importação, entre outros serviços.
Também é indicado verificar o site da empresa e os perfis nas redes sociais para obter informações oficiais.
Em caso de dúvidas, os clientes ainda podem buscar informações na Central de Atendimento, pelos números 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades); ou utilize o Fale Conosco, no site dos Correios.
(Portal Terra)