• 21/11/2024

Brincadeiras que estimulam o desenvolvimento das crianças

As brincadeiras são a essência da infância. Elas representam mais do que simples passatempos; são fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças, influenciando não apenas seu crescimento físico, mas também emocional, social e cognitivo. Ao participar de atividades lúdicas, os pequenos exploram o mundo ao seu redor, aprendem a interagir com outros indivíduos e desenvolvem habilidades essenciais para a vida adulta.

Veja também

Mitos sobre o câncer de mama

As brincadeiras desempenham um papel crucial no processo de aprendizado das crianças
As brincadeiras desempenham um papel crucial no processo de aprendizado das crianças – Foto: New Africa | Shutterstock / Portal EdiCas

Por isso, a dica do Dr. Fernando Gomes, neurocirurgião, neurocientista e professor livre docente da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), para o dia das crianças, é voltar no tempo das brincadeiras de antigamente e compreender como elas podem estimular os mais diversos tipos de inteligência.

Leia também   Corrente de solidariedade em prol da cura de Kyara versos Estado que não quer contribuir

“Quando comparamos amarelinha, pega-pega, par ou ímpar, telefone sem fio, entre outras, com o mundo atual, que é muito mais on-line, conseguimos avaliar o quanto o mundo atual das telas compromete o desenvolvimento do cérebro”, avisa o médico.

Algumas brincadeiras bem simples, fáceis de produzir e de brincar podem auxiliar na educação das crianças. Além disso, cada uma delas estimula um tipo de inteligência específica e habilidades mentais. São elas:

1. Stop, telefone sem fio ou trava-língua

Aqui a inteligência linguística e comunicação são estimuladas para potencializar matérias escolares como português e inglês.

Leia também   Chá emagrece? Profissional esclarece 5 dúvidas sobre o tema

2. O que, o que é?, pedra, papel e tesoura e jogo da velha

Promovem a inteligência lógico-matemática e melhoram as habilidades com fazer contas.

3. Esconde-esconde ou bola de gude

Tudo o que engloba noção de espaço melhora o conhecimento para andar de bicicleta e até dirigir no futuro, já que estruturas profundas do cérebro, como cerebelo e gânglios da base, são utilizadas nestas brincadeiras.

Pular corda ajuda a melhorar a habilidade motora das crianças
Pular corda ajuda a melhorar a habilidade motora das crianças – Foto: Africa Studio | Shutterstock / Portal EdiCase

4. Amarelinha, cama de gato, pular corda e pega-pega

Como mexer com o corpo físico desperta a habilidade motora, a inteligência corporal cinestésica é trabalhada nestas brincadeiras que, além disso tudo, ainda queimam calorias e podem ser uma boa introdução ao esporte.

Leia também   Marcelo Queiroga faz apelo para brasileiros tomarem vacina contra a covid-19: "Busquem as salas de vacinação"

5. Bater bafo (bater figurinhas)

Estimulam a inteligência emocional.

6. Colecionar figurinhas

A memória, a atenção e outras habilidades sociais são saudavelmente provocadas com esse hábito que aciona o circuito do prazer.

7. Empinar pipa

Essa brincadeira envolve vários processos como psicomotricidade (ao montar a pipa, ao compreender o mundo físico e como o vento que fará a pipa voar) e a inteligência física e interpessoal.

8. Vivo ou morto, gato-mia e passa anel

Ponderar atitudes provocam o controle inibitório nesses tipos de brincadeiras que ainda estimulam a atenção.

Por Mayra Barreto Cinel

Portal EdiCase

 

Read Previous

Guerra Israel-Hamas: 14 crianças brasileiras estão no grupo que aguarda resgate em Gaza, diz governo

Read Next

Novidades do Chrome em 2023