• 22/11/2024

Secretário de Estado dos EUA encontra presidente egípicio para negociar abertura de fronteira

O Secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, se reuniu neste domingo, 15, com o presidente do Egito, Abdul Al-Sisi, para tratar da abertura do canal de Rafah, que faz fronteira com a Faixa de Gaza.

Veja também

ONU alerta que comida e água estão acabando rapidamente em Gaza

O Egito tem resistido à abertura da fronteira, alegando que há problemas nas estradas após bombardeios aéreos e problemas burocráticos por falta de documentos de pessoas que teriam interesse em cruzar o portão de Rafah. O governo brasileiro tem uma operação para resgatar ao menos 28 brasileiros que estão tentando sair de Gaza.

Leia também   Novo terremoto atinge a Turquia e derruba mais prédios

O Secretário de Estado dos Estados Unidos, afirmou que o presidente norte-americano, Joe Biden, nomeou David Satterfield para liderar o trabalho humanitário dos Estados Unidos. Satterfield chegará na segunda-feira, 16, ao Egito. Após apelos das comunidades internacionais, Israel retomou a distribuição à água potável no sul da Faixa de Gaza, que havia sido cortado.

Blinken retorna, agora, a Israel, onde deve se reunir mais uma vez com o governo Netanyahu. Antes, o Secretário de Estado norte-americano se reuniu com outros países da região, como Catar e Arábia Saudita. “O propósito de nos reunirmos é entender como cada um está vendo a crise e como pretendem lidar com as preocupações que surgem”, afirmou Blinken em coletiva após o encontro com o presidente do Egito.

Leia também   Guerra na Ucrânia completa 500 dias

Em sua fala, Blinken reiterou o apoio dos Estados Unidos a Israel. Na noite de sábado, 14, o país enviou o segundo grupo de ataque de porta-aviões para o leste do Mediterrâneo para “dissuadir ações hostis contra Israel”. De acordo com o Secretário norte-americano, a assistência a Israel vai continuar. “Israel tem o direito e obrigação de se defender dos ataques do Hamas para que isso não aconteça nunca mais.  A forma como Israel vai se proteger é importante para confirmar os valores compartilahdos da dignaidade humana tomando todos os cuidados possíveis para deixar os civis seguros”, afirmou Blinken.

Leia também   Milhares de pessoas visitam caixão da rainha em velório público

(

Read Previous

Últimos dias para o pagamento da sexta parcela do IPTU

Read Next

Guerra Israel-Hamas: 14 crianças brasileiras estão no grupo que aguarda resgate em Gaza, diz governo