• 22/11/2024

Dia da Independência: 7 de setembro é feriado ou ponto facultativo?

O feriado à vista é o 7 de setembro, que celebra o Dia da Independência, que marca um dos episódios mais importantes da história brasileira.

Veja também

Senado forma comissão de juristas que atualizará Código Civil. Entenda

A ocasião rememora o momento em que, em 1822, o então imperador D. Pedro 1º proclamou o grito de independência consolidando o Brasil como uma nação independente.

Por outro lado, muitas pessoas ansiosas por um descanso ficam em dúvida se a data consiste em um feriado comum ou ponto facultativo.

Feriado ou não?

O dia 7 de setembro é considerado feriado nacional, de acordo com as leis nº 662, de 6 de abril de 1946, e nº 10.607, de 19 de dezembro de 2002.

Leia também   Agências do INSS não abrirão onde feriados foram antecipados

As atividades geralmente são suspensas nesta data desde 1949. Neste ano, o feriado cai em uma quinta-feira.

Dessa forma, qualquer profissional contratado pelo regime de Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) que tenha trabalhado neste dia tem direito a hora extra remunerada em dobro. Contudo, a regra não é valida para categorias que tenham cláusulas coletivas em que a remuneração prevista para domingos e feriados é diferente dos termos da dos termos da lei e para profissionais autônomos.

A emenda com a sexta-feira, 8, não é obrigatória, então fica a critério de cada empresa ou empregador decidir as condições de compensação da folga, ou optar pelo trabalho normalmente.

Leia também   Mais de 700 mil pessoas devem movimentar os aeroportos no feriado 

O que abre e fecha durante o 7 de setembro?

Por ser feriado, alguns serviços essenciais terão o funcionamento alterado ou ficarão fechados em São Paulo.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou recentemente que as agências bancárias não estarão abertas para atendimento presencial ao público no feriado. No dia seguinte, sexta-feira, as agências abrem normalmente para atendimento.

As agências dos Correios também estarão fechadas durante o Dia da Independência.

Mas, diversas unidades de saúde estarão funcionando normalmente. Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) 24h, prontos-socorros municipais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Centro de Atenção Psicossocial (Caps) AD IV Redenção e Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu 192) estarão abertos ao público.

Leia também   Programação digital marca comemoração dos 60 anos de Brasília

Muitos estabelecimentos comerciais podem funcionar nesta data, conforme a legislação de cada local e com o que estiver definido entre os sindicatos patronais e de trabalhadores.

(Portal Exame)

Read Previous

PRIMAVERA! 4 Tendências que vão dominar a próxima estação

Read Next

Guerra põe em risco educação das crianças ucranianas, diz Unicef